Ao longa da história do nosso planeta, a biodiversidade sofreu uma série de extinções maciças que levaram ao desaparecimento de até 90% das espécies existentes. O evento de extinção do Cretáceo-Terciário é um dos mais conhecidos, pois causou o desaparecimento dos dinossauros. Os dinossauros foram seres que viveram aqui e foram extintos completamente.
No meio de tanta características incríveis, alguns animais tinham habilidades um tanto quanto estranhas, tinham aparências exóticas ou métodos de caça bem inusitados. Tudo isso se perdeu em várias espécies graças as eras das extinções. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores as 7 maiores extinções ao longo da história. Confira:
1 – Primeira grande extinção
Também conhecida como “extinção em massa do Ordovício-Siluriano”, aconteceu a 443 milhões de anos atrás. Estima-se que 86% das espécies da época desapareceram. Aconteceu no início da era paleozóica, período em que a vida se encontrava abaixo de”água.
2 – Segunda grande extinção
Também conhecida como “extinção em massa Devoniano-Carbonífero”, ocorreu a 367 milhões de anos atrás. Estima-se que 82% das espécies daquele período desapareceram. Os Trilobites, foram um dos sobreviventes da primeira extinção devido a seus resistentes exoesqueletos, mas acabaram sendo exterminados durante essa extinção.
3 – Terceira grande extinção
Também conhecida como “extinção em massa Permiano-Triássico”, ocorreu a 251 milhões de anos atrás. Estima-se que 96 das espécies acabaram desaparecendo. Essa extinção em maça foi a maior que ocorreu em nosso planeta, e quase acabou com a vida na Terra. 70% dos vertebrados terrestres morreram e 90% das espécies nos oceanos. Estudiosos acreditam que tudo isso foi causado por um apocalipse vulcânico.
4 – Quarta grande extinção
Também conhecida como “extinção em massa Triássico-Jurássica”, ocorreu a 210 milhões de anos atrás. No fim do Triássico e início do período jurássico. Acredita-se que cerca de 76% das espécies foram extintas. Cientistas especificam que três coisas poderiam ter causado essa extinção: mudanças climáticas, erupções ou até mesmo um asteroide.
5 – Quinta grande extinção
Conhecida também como “extinção em massa do Cretáceo-Paleogene”, aconteceu a 65 milhões de anos atrás, logo no fim do Cretáceo e início do período de Paleogene. Acredita-se que cerca de 76% das espécies desapareceram. Esse é o período mais conhecido dessa lista, pois foi aqui onde os dinossauros foram extintos. Cientistas acreditam que o impacto de um grande asteroide teria causado o fim da era dos dinossauros.
E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.