Dentro do universo dos quadrinhos existe uma linha intitulada elseworlds, que são histórias nas quais os roteiristas tem liberdade de explorar as mais diferentes narrativas possíveis com os personagens da editora, pois tudo que acontece nelas é à parte da linha principal de publicação. Ou seja, tudo que acontece nessas histórias ficam nelas, por isso costumam ser arcos fechados, com começo, meio e fim certinho. Essa técnica é muito utilizada pela Marvel e DC Comics.
A Marvel possui uma linha de elseworlds conhecida como E Se…?, na qual procura explorar diferentes ângulos e possibilidades de história para seus vários personagens. Entre eles, Wolverine foi um dos que ganhou bastante atenção ao longo dos anos, não apenas com narrativas solas, mas também sempre se apresentando ao lado dos X-Men. Acontece que nem sempre elas tiveram um final feliz para o herói, em muitas delas o mutante não foi forte ou esperto o suficiente para sobreviver, contudo, nem mesmo por isso elas deixam de ser boas histórias. Pensando nisso, selecionamos algumas dessas histórias nas quais Wolverine tem, digamos, as melhores mortes.
E se…?
1 – Wolverine fosse pai
Em What If?? Wolverine: Father #1, o herói descobre a existência de seu filho logo quando ele nasce. Por isso, ele se afasta da sociedade para criar seu filho longe do caos, em um santuário nas montanhas, onde ele escondia seus poderes da criança, que o batizou de John. No entanto, ao tentar protegê-lo de todo o mal externo, ele também acabou se impedindo de fazer algum bem e foi dessa forma que ele recusou o convite do Professor Xavier para se juntar aos X-Men em All-New, All-Different, porque ele não queria deixar seu filho.
A decisão não resolve muito porque Dentes de Sabre descobre o local onde eles vivem e faz um ataque. Wolverine então é forçado a revelar seus poderes, quando John descobre ele abandona o pai e se transforma no criminoso conhecido como Daken. Mais tarde Logan o rastreia e tom a difícil decisão de matá-lo. Em seguida, com um lâmina Muramasa (que neutraliza qualquer poder de cura), ele faz o mesmo consigo.
2 – A Fênix tivesse sobrevivido
E se a Fênix não tivesse se sacrificado para salvar todos? Em What if Phoenix had lived? #27, ela sofre uma lobotomia e retorna para a Terra. No entanto, a paz dura por pouco tempo e os ataques recomeçam. A Fênix entra em confronto com os X-Men e Wolverine é morto durante a luta.
3 – Hulk matasse Wolverine
Hulk e Wolverine já se enfrentaram diversas vezes, no entanto, nesta realidade, Hulk se cura muito mais rápido que o normal. Por isso, quando Logan teve de brigar com seu colega novamente, ele enfrentou um Hulk altamente enfurecido, mais poderoso e com poder de cura surrealista. Ou seja, quando o grandalhão decide acabar de uma vez com a briga, ele ataca Wolverine com tanta selvageria que o mutante não consegue resistir aos ferimentos.
4 – Wolverine fosse desprogramado
Em What If?? Featuring Wolverine: Enemy of the State #1, Wolverine surta e se torna uma perigo para todos. Ele chega a matar a Mulher Invisível, Magneto e Capitão América, Kitty Pryde decide dar um fim em seus atos brutais e esmaga o cérebro do mutante ao enfiar sua mão dentro da cabeça dele. Kitty perde o braço no processo e Wolverine a vida.
5 – Dranger se tornasse a noiva de Ultron
Na história What If??: Astonishing X-Men #1, Ultron coloca seu código dentro da matriz de Danger, com a intenção de torná-la sua noiva. Os dois juntos causam o terror para os X-Men e, embora Wolverine seja um cara durão, ele não foi páreo para o dispositivo de Ultron.
Conhece mais alguma morte do Wolverine em elseworlds que vale a pena lembrar? Ou mesmo alguma história que seja muito boa? Então não deie de compartilhar com a gente.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.