“Encantada” reúne todos os clássicos dos contos de fadas e os leva para um lugar completamente oposto ao mundo de fantasia: a agitada Nova York. O filme, que conta a história da princesa Giselle, é um dos mais divertidos dos estúdios e, com certeza, é a melhor representação do conto de fadas moderno.
Veja cinco motivos pelos quais o filme é um dos melhores contos de fadas da Disney.
1. Um “filme para toda a família”
Uma comédia romântica com uma atmosfera repleta de referências aos contos de fadas e sátiras aos próprios desenhos clássicos da Disney. Ou seja, é um filme com elementos do romance e dos desenhos, mas não é restrito só aos adultos ou às crianças, embora todos os clichês das histórias infantis estejam lá: madrastas malvadas, bichos falantes, príncipes valentes, bruxas, dragões e, claro, a mocinha bela e bondosa prestes a tornar-se uma princesa. Todos os personagens são usados com muita graça e inteligência.
2. Mostra como somos pessimistas
A princesa vira uma mulher de carne-e-osso e, literalmente, cai nos braços do advogado e pai solteiro Robert (o galã em ascensão Patrick Dempsey), um verdadeiro príncipe urbano e desencantado – com a vida e com o amor. Ele é a única pessoa da cidade que se dispõe a ajudar mocinha, mas faz sempre questão de lembrá-la que, no mundo real, ser feliz para sempre definitivamente não é uma possibilidade.
3. E como os finais podem ser felizes
Porém, a perspectiva de Robert começa a mudar, contagiado pelo otimismo e pela doçura de Giselle, que, por sua vez, também passa a questionar algumas regras do mundo do faz-de-conta. O filme faz com que a gente passe a relativizar novamente pontos de vista tão enraizados.
4. É cheio de referências da fantasia na vida real
O filme tem muuuitas referências de clássicos da Disney. A rainha se transforma em velha mendiga para entregar a maçã envenenada para Giselle (“Branca de Neve”); Giselle deixa o sapatinho cair no baile (“Cinderela”); ela e Robert deslizam pelo telhado do baile (“O Corcunda de Notre Dame”); o restaurante que eles jantam tem nome de Bella Notte (“A Dama e o Vagabundo”); a canção “Parte do seu mundo” tocada instrumentalmente enquanto Giselle olha um aquário é de “A Pequena Sereia”.
5. Produção cheia de sucessos
“Encantada”, depois de mais de 5 anos de produção, foi dirigido por Kevin Lima, responsável pela animação da Disney “Tarzan”. O filme tem como protagonista Amy Adams, no papel de Giselle, uma heroína em desenho animado. O filme apresenta um total de seis canções do aclamado compositor Alan Menken (que trabalhou em trilhas de sucesso como “A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera”) e o letrista Stephen Schwartz (o mesmo do musical “Wicked” e do filme “Pocahontas”), ambos já tinham trabalhado juntos em “Pocahontas” e “Corcunda de Notre Dame”. A parceria para a produção de “Encantada” também rendeu indicações a prêmio pela canção “That’s how you know”.
Fonte: Vix
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.