Alvo Dumbledore talvez seja o maior mago que o universo de Harry Potter já viu. Desde que o conhecemos, tanto nos livros quanto nos filmes, ele passa a impressão de ser aquela pessoa extremamente centrada, com respostas e soluções para qualquer tipo de problema. O bruxo também tem a sensibilidade de conferir palavras de conforto quando necessário e de incentivar seus alunos a sempre seguir em frente, mesmo que eles caiam pelo caminho. Dumbledore sempre passava uma sensação de segurança e tudo que ele fazia ou falava parecia a coisa certa.
Apesar disso, retomando a história, percebemos que nem sempre Dumbledore estava com a razão. Ele era um homem sábio, mas não era nenhum santo e mesmo buxo, continuava apenas humano e, como tal, passível de erros. Exemplo disso são algumas das suas questionáveis decisões ao longo da saga, sendo a maioria, claro, com o próprio Harry. Pensando nisso, selecionamos algumas delas para discutir!
1 – Se recusar a falar com Harry
Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, o protagonista está no auge da adolescência, com diversas desobediências (não que seja novidade, mas se tornam mais agravantes) e inúmeros questionamentos. Ao invés de Dumbledore conversar com ele como qualquer outra pessoa de sua idade, ele simplesmente se afasta de Harry, sempre indisponível para conversar ou esclarecer dúvidas. Além de tudo, ele ainda força o jovem a ter aulas de Oclumência com Snape, uma experiência que se mostra um completo fracasso.
No final, ambos finalmente conversam, mas Dumbledore não se mostra tão disposto a ajudar Harry, sempre levantando o discurso de “para o seu próprio bem”. No livro, podemos dizer que a cena é muito mais elaborada, apresentando um Harry bastante impaciente e agressivo, em contraste com um Dumbledore calmo, sereno e explicativo.
2 – Deixou Harry competir no Torneio Tribruxo
Parafraseando Arnaldo Cesar Coelho, a regra é clara! Participantes abaixo de dezessete anos de idade não podem participar do Torneio Tribuxo então não pode. O campeonato não era realizado há centenas de anos por ser perigoso aos alunos e, assumindo os riscos, as escolas se dispõem a fazer mais uma edição. No entanto, alguém coloca o nome de Harry no Cálice de Fogo para ele ser escolhido como Campeão de Hogwarts, já que ele não poderia participar por não ter a idade necessária. Dumbledore poderia ter impedido isso, exigido outra pessoa. A decisão de ter seguido com essa trapaça, apenas abre brecha para qualquer pessoa fazer o mesma coisa, por exemplo, como ficaria caso outra pessoa fizesse a mesma coisa em outra escola? Duas, das quatro, instituições participantes ficariam com dois representantes?
3 – 50 pontos para Grifinória
A preferência de Dumbledore é tão absurda que existe até meme para ela. Qualquer regra que Harry, ou mesmo seus amigos, quebrem, lá está o diretor da escola para dizer que não foi nada demais e conceder mais alguns pontinhos à Grifinória. Durante a saga, seus queridos alunos fizeram várias atividades que os fariam ser expulsos da instituição, caso o coordenador fosse outro. Ao se posicionar sempre a favor de Harry, Dumbledore expõe sua imparcialidade e deixa evidencia sua vulnerabilidade. Não podemos dizer que essa seja a a melhor de suas decisões.
4 – Deixava Snape tratar mal os alunos
Snape pode ter terminado como um homem legal, mas seu comportamento como professor deixou bastante a desejar. Ser rígido com seus alunos é algo compreensivo, no entanto, ele chegava ao ponto da humilhação, sempre fazendo diversas vítimas em suas aulas. Dumbledore tinha consciência desse abuso de poder, por assim dizer, mas nunca fez nada a respeito. Ao se portar de tal forma, podemos dizer que o diretor incentivava o comportamento agressivo de Snape.
5 – Gilderoy Lockhart?
Se por um lado há Snape, na outra ponta temos Gilderoy Lockhart, o segundo professor a ocupar o cargo amaldiçoado de Defesa Contra as Artes das Trevas. Agora o porquê ninguém sabe exatamente! Ele era mais uma celebridade do que um docente, abandonava seus alunos a própria sorte e não conseguia ensinar nada que não fosse em relação a si mesmo. Às vezes Dumbledore estava apenas entediado quando tomou a decisão de chamar Lockhar tpara lecionar em Hogwarts, quem sabe?!
Gostou da lista? O que achou dessas decisões do nosso (ainda) querido Albus Dumbledore? Concorda com elas ou acredita que ele passou dos limites em algumas? Qual outra você acrescentaria? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente!
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.