Hollywood vive de fases e tendências. Tem sido assim desde seu início e, ao longo dos anos, ela mostrou que não pretende mudar tão cedo. Há algum tempo, a indústria está no ciclo das franquias, ou seja, caso determinado filme consiga méritos na bilheteria e na aprovação, de preferência do público, rapidamente ele ganha inúmeras sequências. Esse é o caso de filmes como Velozes e Furiosos, Piratas do Caribe, Jogos Mortais, Missão Impossível e, claro, Transformers.
O ano de 2017 marca uma década de lançamento do primeiro Transformers no cinema. Desde então, suas sequências juntas já arrecadaram bilhões de dólares ao redor do mundo, mesmo assim, a franquia ainda é alvo de bastante preconceito por meio da crítica especializada e até mesmo de muitos espectadores. Apesar de diversos defeitos que podem ser encontrados nas produções, ainda assim os filmes podem ser bons – melhores do que você imagina. A seguir, listamos alguns motivos para adorar a franquia Transformers.
1 – Os vilões
Transformers se beneficiou do bom uso da diversidade de vilões ao longo de sua série de filmes, sendo que alguns deles ganharam atenção maior dentro da história. Os vilões representaram uma ameaça bem real para os heróis e para o mundo como um todo. Starcream, Megatron, The Fallen, Sentinel Prime e Lockdown foram todos antagonistas que se mostraram incrivelmente difíceis de vencer. Na verdade, quando se trata de Megatron, ele é aquele tipo de personagem que simplesmente não consegue ficar morto, voltando sempre a viver. Cada um desses vilões se provou ser mais difícil de derrubar do que o anterior. The Fallen, por exemplo, quase conseguiu destruir o sol. No final das contas, toda a grande tensão criada nos filmes se deve a eles!
2 – O fator humano
Com a maior parte desses filmes ocorrendo principalmente na Terra, a franquia sempre coloca um elemento humano em cena. No início da série, a ideia de Steven Spielberg, produtor executivo do projeto, centrava o primeiro filme em torno da premissa básica de um adolescente e seu primeiro carro – ou seja, a relação de Sam (Shia LaBeouf) e Bumblebee. Dentro da história, Sam se mostrou uma figura simpática e um tutor Autobot responsável, dessa forma, os filmes nunca pararam de apresentar ao espectador um novo e engraçado personagem, com características diferentes.
Devido a alguns problemas, LaBeouf não está mais na franquia, no entanto, esse tipo de filme sempre precisa de um vínculo com a alma humana, por isso, algo teve de ser feito. Foi assim que vieram personagens como o inventor Cade Yeager (Mark Wahlberg) e sua provocante filha Tessa (Gemma Chan), pessoas com as quais o público pode se relacionar.
3 – Mensagem de união
Durante a última década, desde o lançamento do primeiro longa, os filmes de Transformers têm sudo um produto de seu tempo, embora – lógico – eles não ajam de forma microscópica, levando um olhar muito profundo para o cenário sociopolítico atual ou pregando alguma posição política. Em vez disso, todos os filmes se concentram na entrega de uma mensagem de união e inclusão, na qual prega que, independente de quem somos, não importa qual espécie, é importante olhar além de nossas diferenças e se concentrar no que nos torna humanos.
4 – Efeitos Visuais
Vamos combinar que os efeitos especiais de Transformers são um espetáculo a parte e provavelmente um dos pontos mais forte da franquia. Dos carros, caminhões a helicópteros transformando-se em robôs gigantes. Os detalhes concedidos a cada uma das máquinas e o contraste colocado em tela entre o real e o digital cria um quadro convivente de que aquelas latarias alienígenas são, de fato, reais.
5 – Diversão
Algumas pessoas duvidam, no entanto, é perfeitamente possível assistir a um filme não esperando nada além de diversão. E mais, não há pecado algum nisso. Os filmes de Transformers foram desenvolvidos com esse propósito: o de entretenimento! Ainda mais tendo em mente que o filme tem Michael Bay como diretor, o espectador pode esperar cenários gigantescos, explosões monumentais, muita ação e pancadaria. No meio cinéfilo existe um termo que se encaixa perfeitamente no estilo de filme que a franquia Transformers é: um filme pipoca!
O que você acha dos filmes? Concorda com a lista? Tem mais algum motivo que faz de Transformers uma boa franquia? Então já sabe, não deixe de compartilhar com a gente sua opinião!
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.