Comprar coisas novas está entre os maiores prazeres da vida de uma pessoa. Não importa o que seja, desde um simples grampo até um apartamento, tudo nos agrada. O ato de comprar e trocar é prazeroso. Se pudéssemos, estaríamos sempre renovando os nossos acessórios, nossas roupas e até mesmo as coisas de casa. No entanto, a realidade de muitos é diferente e até que uma coisa quebre ou fique totalmente inutilizável, não realizamos essa troca. Mas, diversos objetos que usamos no dia-a-dia têm um determinado prazo e após isso, precisado ser trocado.
Diversos produtos domésticos têm um prazo de validade que tendemos a ignorar completamente. No entanto, é extremamente importante que saibamos, principalmente para evitar grandes problemas no futuro. Você pode nunca ter imaginado, mas tem o tempo certo onde precisamos trocar a esponja que usamos para lavar a louça. Há também um tempo para comprar uma nova máquina de lavar roupas e por aí vai. E foi pensando um pouco melhor sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos listou algumas coisas comuns que precisamos trocar anualmente. Confira então conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Agora, sem mais delongas, vamos lá.
Coisas que precisamos trocar anualmente e você não sabia
1 – Potes de plástico
Diversas pesquisas revelaram que até mesmo esses recipientes alimentícios liberam substâncias químicas nocivas. Essas se comportam de forma parecida com o estrogênio e podem causar sérios problemas de saúde, como diabetes, obesidade e até mesmo câncer. Desta forma, mesmo ao aquecer o almoço do dia no micro-ondas, essas substâncias podem ser passadas para os alimentos. Sendo assim, recomenda-se evitar o aquecimento em potes de plásticos e que troquemos os mesmos pelo menos uma vez por ano.
2 – Tábuas de corte de plástico
Tábuas de corte de qualquer material, seja madeira ou plástico, geralmente contêm várias rachaduras. Nessas, acumulam-se germes e bactérias. Para evitar qualquer risco à saúde, é recomendado trocá-las pelo menos uma vez ao ano.
3 – Descascador de legumes
Conforme o tempo passa, os descascadores de legumes escurecem, enferrujam e ficam cegos. Por isso, é recomendado trocá-los anualmente, para evitar qualquer mal.
4 – Suporte de madeira para facas
Muitas vezes, esse acessório é colocado na bancada, perto da pia. As facas molhadas ajudam a estraga-lo ainda mais rápido. A umidade faz com que o material escureça com o tempo e ainda o surgimento de fungos. Por isso, devemos seguir a mesma regra das tábuas de madeira e trocar esse suporte anualmente. E ainda, se possível, secar as facas sempre antes de guarda-las.
5 – Azeite de oliva e óleo de coco
Esses são produtos que muitas pessoas acreditam que não devem trocar. No entanto, ao fim da data de validade, os óleos costumam ficar amargos e perdem suas propriedades essenciais. Nesse grupo estão os aceites de oliva e óleos de coco, cuja validade é de 12 meses.
6 – Escova
Mesmo com uma limpeza frequente, partículas se acumulam nas escovas, o que faz com que os cabelos fiquem mais sujos e sem vida. A formação de micróbios e bactérias nas rachaduras do material pode ser o motivo de aparecimento de coceiras, caspas e vários problemas capilares. Por esse motivo, é recomendado lavar a escova uma vez por semana e trocá-la todos os anos.
Fonte: Fatos Desconhecidos.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.