Você certamente já viu espécies de leões e gorilas em cartazes de campanhas pela preservação da fauna. Contudo, faça um exercício rápido, você já viu algum animal “feio” em algumas dessas campanhas? Pensando nesses animais que geralmente ficam de lado, mas que também precisão ser preservados, separamos 7 animais ‘feios’ que são ameaçados de extinção.
Quando se trata da preservação da biodiversidade do planeta, não devemos brincar e muito menos deixar um ou outro animal de fora. Por isso, viemos mostrar que todos os animais são importantes, não importa o quão feios eles sejam. Mas, na verdade, mesmo esses animais “feios” são bastante fofinhos e merecem sua atenção.
1 – Aie-Aie
Sendo nativo de Madagascar, esse primata somente pode ser encontrado no país. Dessa forma, ele passa a maior parte do tempo procurando troncos de árvores em busca de larvas de insetos. Além disso, com seus dedos longos, ele consegue buscar essas larvas nos lugares mais difíceis.
2 – Rato-toupeira-pelado
Sendo encontrado em países como Etiópia e Somália, o rato-toupeira-pelado pode não ser o animal com aparência mais cativante. No entanto, não se engane, ele é muito mais do que aparenta ser. Isso porque, eles são animais fascinantes e bastante estudados. Por exemplo, a espécie é imune ao câncer e, para muitos pesquisadores, eles podem ser a chave na busca de uma cura para a doença.
3 – Peixe-napoleão
Também conhecido como apenas “Napoleão”, essa espécie de peixe vive nos corais dos oceanos Índico e Pacífico. Assim, eles atingem cerca de dois metros de altura e são grandes predadores. Para se ter uma ideia, o peixe-napoleão come peixes grande e até peixes tóxicos ou de difícil digestão. Por exemplo, em sua dieta estão as coroas-de-espinho que são um prato cheio para o animal.
4 – Rã-do-titicaca
Sendo encontrados apenas no Lago Titicaca, nos Andes, os telmatobius culeus possuem dobras enormes na pele. Isso acontece para que, eles possam expandir bastante o seu exterior e assim, absorver mais do oxigênio que está a sua volta. E claro, mais uma vez, esses animais se encontram em risco de extinção por conta da ação humana que os deixou em situação crítica. Por conta da sua carne, o animal passou a ser caçado com cada vez mais frequência, e hoje, sua população diminuiu muito.
5 – Macaco-narigudo
Sendo um animal bastante conhecido, e também bastante característico, o macaco-narigudo pode ser encontrado em Bornéu, uma ilha da Ásia. Dito isso, a principal característica do animal ainda é um mistério. Afinal, por que um nariz tão grande? Segundo muitos pesquisadores, essa é uma força de atrair as sexualmente as fêmeas, bem como acontece com os pavões.
6 – Myxini
Mais conhecido como peixe-bruxa, o myxini é um dos animais vertebrados mais antigos do mundo. Sendo assim, eles não possuem mandíbula e se alimentam do resto de outros animais que se encontram no fundo do oceano. Assim, para isso, ele absorve a comida diretamente pela sua pele e também solta uma gosta que engasga presas ou repele predadores.
7 – Rã-púrpura da Índia
Aqui, temos um animal que é realmente difícil de ser encontrado. Dessa forma, a nasikabatrachus sahyadrensis passa a maior parte do ano subterrâneo e só sai por duas semanas. Por conta dessa característica, a espécie somente foi descoberta em 2003. Mas, mesmo tão reclusa, o crescimento de terrenos de agricultura na Índia vem destruindo seu habitat natural.
Fonte: BBC Brasil
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.