O veneno é qualquer tipo de substância capaz de deixar um organismo doente, lesionado ou pode levá-lo à morte. Sabemos que existem diversas plantas que o utilizam como forma de autodefesa, mas as vezes ignoramos que alguns animais podem fazer o mesmo. Acontece que o reino animal está cheio de criaturas que produzem toxinas como forma de ataque ou defesa.
É comum que alguns desses animais passem completamente despercebidos por nós, até mesmo pelo fato de não terem sido registrados casos muito graves com humanos. No entanto, é sempre bom manter o estado de alerta, não acha? Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 animais que você não sabia que eram venenosos. Dá uma olhada!
1 – Borboleta Monarca
Normalmente, as borboletas são criaturas realmente lindas, com suas asas coloridas e inofensivas, não é mesmo? Bem, nem sempre. Algumas podem ser venenosas e um bom exemplo é a borboleta monarca, aquela laranja e preto com manchas brancas. Elas botam seus ovos apenas em plantas que produzem seiva tóxica.
Dessa forma, assim que a lagarta nasce, se alimenta das folhas dessas plantas, fazendo com que seu corpo seja tomado por tais toxinas e assuma caráter venenoso. Quando atinge a fase adulta, a toxina se espalha por suas asas, indicada exatamente nas manchinhas brancas.
2 – Milípedes
OS milípedes são aqueles bichinhos de aparência nada agradável que costumam se enrolar quando os jogamos para longe. Relacionados com a centopeia, podem produzir algumas toxinas ou exalar um gás venenoso através de seus pequenos poros. Algumas dessas substâncias apresentam caráter cáustico, queimando o exoesqueleto de formigas e outros insetos menores, bem como a pele de humanos. Não representa um grande risco para nós, mas ainda sim é bom ter cuidado.
3 – Pitohui
O Pitohui é um belo pássaro canoro que pode ser encontrado pelas florestas da Nova Guiné. Recentemente, pesquisadores descobriram que ele é extremamente venenoso, um dos poucos pássaros com tal característica. O veneno pode ser encontrado e suas asas e pele, podendo ser transmitido para um humano apenas após contato físico.
4 – Ornitorrinco
Embora não seja realmente mortal para seres humanos, pode provocar consequências graves. Após estudos, cientistas descobriram que o veneno fica mais forte no período de acasalamento, o que os leva a acreditar que essa pode ser uma arma utilizada contra outros machos concorrentes.
5 – Slow Loris
O Loris faz parte da família dos lêmures, sendo associado da mesma forma, apesar de ter características bem diferentes. Por exemplo, ele é um dos poucos animais mamíferos venenosos do mundo. Ser mordido por um desses não deve ser nada agradável, visto que possuem a mordida tóxica. Existe uma glândula localizada em seu braço responsável pela produção de tais toxinas, que são ativadas assim que entram em contato com saliva… Sim, ele passa a ser venenoso apenas quando o animal lambe a região.
6 – Musaranho
Como o menor mamífero do mundo poderia ser venenoso? Bem, estes animais produzem secreções tóxicas e podem ser tão perigosas quanto o veneno de uma serpente… Capaz de imobilizar até mesmo presas bem maiores que eles. O pior é que esses pequenos animais são brigões, se metendo e encrencas com todo mundo. Após estudos com humanos que foram mordidos, alguns chegaram a demonstrar a perda de movimento de membros durante alguns dias!
7 – Polvo-de-anéis-azuis
Muito bonito e também muito perigoso. Sem dúvida, este é um dos animais mais venenosos do mundo. Costumam viver no Oceano Pacífico, entre o Japão e a Austrália, e só atacam quando são provocados. Quando isso acontece, é possível ver que seus anéis azuis assumem caráter mais vivo, o que indica que ago muito ruim está prestes a acontecer. Apenas para que você tenha ideia, após um ser humano sofrer ataque do animal, pode morrer dentro de poucas horas. O pior é que não existe uma forma completamente eficaz de reverter os efeitos do veneno do polvo.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.