Muitos não sabem, mas os animesjaponeses existem desde a segunda década do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial eles começaram a se desenvolver para estourar de verdade nos anos 80. Anime nada mais é que um desenho animado no Japão, que podem ser de vários gêneros, desde terror até comédia. Há histórias tão complexas e completas que geram até inúmeras franquias.
Aqui no ocidente, os animes começaram a se popularizar no início dos anos 90, com obras como Akira, de Katsuhiro Otomo, e Dragon Ball, de Akira Toriyama. Desde então foram exportadas várias outras produções, grandes e pequenas, que em sua maioria foram desenvolvidas no Japão. Hoje é difícil encontrar alguém que nunca assistiu ou soube de uma dessas produções. O sucesso é tanto que várias franquias voltam com o tempo – um exemplo é Dragon Ball, que retornou após 18 anos e vem fazendo muito sucesso.
Muitos ainda relacionam o anime como algo infantil, mas as histórias deles são produzidas para todo tipo de idade. Outra associação errada é de que eles possuem histórias rasas, o que dificilmente é o caso. A bem da verdade, as tramas normalmente são muito boas, mesmo nos chamados animes de batalha. Quer ver só? A Fatos Nerd fez uma lista com animes com roteiros bem escritos e que talvez você nem saiba que existe. Confira:
1 – Azumanga Daioh
Vários animes são ambientado em escolas e Azumanga Daioh é um deles. Apesar de ser uma comédia, engana-se quem acha que a história seja superficial. Muita engraçada, a série é bem simples, mostrando o cotidiano, as alegrias, sonhos, vontades e frustrações dos seus personagens. As situações são tão bem escritas que é impossível não criar uma grande identificação com os personagens. Dá para entrar na história e reviver a vida de adolescente, sendo algo muito nostálgico.
2 – Samurai Champloo
Samurai Champloo é um anime com 24 episódios lançados em 2004. A história da série é bem curiosa e original, sendo ambientada num mundo samurai com referências do gênero musical hip-hop. Acompanhamos Fuu, uma jovem de 15 anos que a todo custo quer encontrar “o samurai com cheiro de girassól” sem saber muito sobre ele. Samurai Champloo é uma série inteligentíssima, além de contar com uma bela ilustração. Vai logo assistir!
3 – Fullmetal Alchemist
A história de Akira se passa numa Tóquio reconstruída apos ter sido destruída na Terceira Guerra Mundial. A série lida com tramas envolvendo conspiração governamental e experiências secretas num mundo pós-apocalíptico. A animação foi tão bem escrita e produzida que foram necessários quase 10 milhões de dólares em seu desenvolvimento, um recorde para a época – e um valor alto mesmo para os padrões de hoje.
5 – Fruits Basket
Apesar de muito bem humorada, Fruits Basket também é bem profunda. O anime acompanha Tohru Honda, uma colegial órfã que conhece a família Sohma, rondada por um mistério. Quando estão fracos ou abraçam alguém do sexo oposto, os membros da família se transformam em animais. Eles são amaldiçoados pela Maldição do Horóscopo Chinês. Louco, não é? Apesar de curiosa, a história é muito bem desenvolvida, sendo até inspiradora. E o roteiro não decepciona, mesmo com uma premissa tão incomum.
6 – Néon Gênesis Evangelion
Fruto da mente de Hideaki Anno, Néon Gênesis Evangelion estreou em 1995 e ainda hoje é uma das animações japonesas mais importantes. A história acompanha um mundo pós-apocalíptico onde uma organização militar chamada NERV foi criada para combater os Anjos utilizando seres gigantes que são denominados como Unidades Evangelion. Estes são controlados por adolescentes. Apesar da tecnologia, a história lida com temas bem delicados que te vão te fazer refletir sobre o nosso próprio mundo.
7 – FLCL
FLCL é uma série de anime em OVA criada pelo diretor Kazuya Tsurumaki. A história acompanha o protagonista Naota que, após conhecer uma curiosa garota chamada Hakuro, tem a vida virada do avesso. É uma fantasia com uma história bem divertida, parodiando até mesmo outros animes. A trilha sonora do anime também é um ponto alto. FLCL é para que procura algo engraçado e original.
Fonte: Fatos desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.