Inspirado no homônimo Deus nórdico, Thor foi criado pelos artistas Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby no começo da década de 1960. Assim como o próprio herói, todo o universo do personagem nos quadrinhos também foi baseado na mitologia nórdica. Thor começou sua história nos quadrinhos com séries limitadas. Ele logo se tornou um dos fundadores da equipe Vingadores e assim permaneceu por muito tempo. Embora em essência ele seja um herói, o personagem já cometeu atos duvidosos ao longo do tempo.
Como um deus-guerreiro, naturalmente Thor tem sangue em suas mãos. Apesar disso, não são apenas os assassinatos que fazem dele uma pessoa ruim. Se analisarmos bem, o Deus do Trovão não passa de um menino mimado que precisou passar por alguns bons bocados para pode crescer. Nem mesmo seu pai suportou suas teimosias e o baniu de sua terra natal a fim de lhe ensinar algo. Certas vezes, a bússola moral de Thor pode ser um pouco distorcida. É justamente este ponto que trataremos a seguir.
As pessoas conhecem o lado bom e heroico do Deus do Trovão. Mas será que todos também estão por dentro de seus, por vezes, graves deslizes? Veja alguns dos mais terríveis atos que Thor já fez.
1 – Dominou a Terra
Na série The Mighty Thor: Lord of the Earth, o personagem se torna conquistador da Terra. Em Thor #68 a história se passa no ano de 2020, quando uma guerra entre humanos e deuses terminou com Thor no comando. Assim como Asgard, Nova York foi assolada pelos ataques. Todo o bebê humano é registrado e monitorado caso eles possam se tornar uma ameaça contra o lugar. Há poucos sobreviventes e alguns ainda lutam como um grupo de resistência. Um deles é liderado pelos Vingadores. Thor fez de Loki e Encantor (Amora) seus conselheiros. O regime dura centenas de anos. Com o tempo ele consegue eliminar os problemas da fome, da guerra e da pobreza. Porém, ao alto custo da liverdade.
2 – Trouxe Loki de volta
Desde o início, ficou estabelecido que Loki é um antagonista. O personagem age conforme lhe é favorável. Existe até uma minissérie dedicada a sua história. Mas parece que Thor não se importa muito com isso. Em Thor #617, o herói restaura os poderes de Loki e algumas de suas memórias. Isso acontece porque ele tem se sentido muito sozinho. Ou seja, em prol de uma companhia, ele prefere conceder poderes ao seu irmão louco do que tentar outra. Thor simplesmente não consegue se decidir em relação ao seu irmão. Em outros casos nos quais Loki tentou mesmo salvar o dia, o Deus do Trovão não confiou nele e quase o matou.
3 – Invadiu nações e quase começou uma guerra mundial
Thor não é apenas um Deus, mas também um príncipe. Ou seja, eventualmente ele assumirá o lugar do soberano Odin. No início dos anos 2000, o primeiro reinado de Thor entre os deuses foi iniciado. E como a história mostra, o herói pode ser um ótimo guerreiro, mas não possui as mesmas habilidades para a política. Por exemplo, em Thor #58, soldados do país tirano Slokovia eliminaram um grupo de rebeldes que adoravam Thor. Em respostas, o então rei, envia um esquadrão asgardiano para dizimar o exército do país. Por mais que possa parecer uma solução simples e eficaz, dentro da política internacional essa atitude é foi um grande problema.
4 – Tentou destruir o universo em um ataque de loucura
Thor teve sua memória apagada e viveu por anos como um médico manco. Ele perdeu seu martelo e sua honra durante a batalha com Beta Raio Beta. Ele ficou preso no corpo de Eric Masterson e foi obrigado a matar seu irmão. Como Odin mesmo aponta, Thor passou por um bocado. Deus ou mortal, uma hora todos esses eventos pesam sobre a pessoa. Foi o que aconteceu com o Deus do Trovão. Quando Thor vai a loucura, ele cria um alter ego chamado Valquíria. Mesmo ela sendo fruto de sua imaginação, ele se apaixona e, por isso, a deixa convencê-lo de fazer atos de pura violência. Ele fisicamente brigou com sua noiva, Lady Sif, seu amigo Bill e também com Drax. Depois ele roubou a Joia da Mente e tentou usá-la para destruir Asgard.
5 – Bateu em sua ex
Apenas uma pessoa digna pode empunhar o Mjolnir. A imagem de Thor é sempre diretamente ligada a ele. Então o que acontece quando o Deus do Trovão se torna indigno de tê-lo em mãos? Essa foi uma questão trabalhada recentemente nos quadrinhos. A resposta veio com Jane Foster, que assume o manto e Thor fica passa a ser chamado apenas de Odinson. No entanto, ele não leva o caso numa boa e vai tirar satisfação com ela. Jane sofre com um câncer terminal e é apenas o poder de Thor que a mantém viva. Embora Odinson não saiba quem está dentro da armadura, ele ainda entra na briga. Ele é mais fraco que o Mjolnir, por isso, eventualmente ele acaba renunciando ao título.
6 – Foi integrante da Hydra
Quem não se lembra do recente e polêmico arco Império Secreto? Capitão América se revela um agente da Hydra e procura transformar o mundo em uma ditadura. Steve Rogers tenta instaurar uma nova ordem social, por meio do medo e da opressão. Ele prende boa parte dos Vingadores e mata outra. Os que sobram, formam um grupo de resistência a fim de acabar com o golpe. Contudo, alguns outros se juntam ao Capitão América no lado negro da força. Foi o caso de Odinson. Sem os poderes de Thor, ele se filia ao HydraCap e age sob suas ordens.
7 – Se aliou com Hitler
Tudo bem que Thor faz o estilo de Hitler, mas poucas pessoas poderiam dizer o contrário. Acontece que em The Invaders #32, um cientista norueguês ajuda Hitler a construir uma maquia capaz de invocar deuses nórdicos. Dessa forma, Thor chega à Alemanha nazista. O político explica para o Deus do Trovão que ele pretende libertar o povo russo de seus mestres tiranos. As mesmas pessoas que supostamente querem acabar com a Europa, incluindo pessoas que costumavam adorar Thor. Antes de ser informado das reais intenções de Hitler, Thor o ajuda em certas missões.
Você sabia desses mal feitos do grande Deus do Trovão? O que achou de suas ações? Conhece mais alguma coisa horrível que Thor tenha feito? Então não deixe de comentar conosco!
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.