Um pessoa fria, nem sempre o é porque deseja ser assim. Na verdade, na maior parte das vezes, as pessoas consideradas “frias” e “calculistas” o são porque aprenderam com a vida que precisam ser assim para sobreviver ou, até mesmo, porque possuem algum tipo de transtorno de personalidade, como por exemplo o Transtorno Paranóide, que tem como características: a desconfiança, é sensível perante contrariedades, se sente constantemente prejudicado ou explorado, passado para trás ou traído e, na maior parte das vezes, sem qualquer motivo, além de não saber como ser uma pessoa afetiva.
Outra razão para as pessoas serem frias e calculistas se dá pelo fato de terem o QI muito elevado, isso acontece porque estão sempre sendo racionais, em relação à tudo na vida, e não sabem lidar com situações interpessoais. Os motivos para uma pessoa ser “fria” e/ou “calculista” são os mais variados, inclusive podemos citar que pessoas muito tímidas e introvertidas fazem parte desse ciclo.
1 – Você não é frio toda hora
A não ser que você seja um psicopata ou tenha algum tipo de transtorno, não é sempre que você aparentará ser uma pessoa fria. Normalmente, essa característica aparece por conta de experiências que passou ao longo da vida e a foram transformando.
2 – Não gosta de se expressar
Como dissemos acima, não necessariamente, mas um dos motivos de uma pessoa ser fria e calculista está na questão da timidez. Quando muito, a pessoa se sente retraída, com medo de falar e fazer coisas. Por não conseguirem interagir facilmente com outras pessoas, muitas vezes acaba sendo vista como fria.
Outras vezes realmente o é, pois “precisa” ser assim para se proteger. Além disso, existe um distúrbio psicológico chamado Alexitimia, que é a dificuldade em conseguir chorar, se expressar e distinguir diferenças entre alegria, tristeza e raiva.
3 – Prefere ficar sozinho
Pessoas frias e calculistas podem simplesmente ser introvertidas. Preferem aproveitar o seu “eu”, mas sempre pensando nas inúmeras possibilidades que podem acontecer ao seu redor. Tentando sempre enxergar um passo à frente.
4 – Os problemas dos outros são totalmente deles
Isso acontece por falta de empatia. Se usarmos os adolescentes como exemplo, é muito comum vê-los sendo frios e ríspidos com a família enquanto são altamente sociáveis com os amigos. A empatia se trata da dificuldade de sentir o que o outro está sentido. Se você não sabe como sentir, não é de se estranhar que seja frio.
5 – Tem um muro ao seu redor e ele é seu melhor amigo
Existe uma espécie de “campo de força” ao seu redor, por ele só passam as pessoas que você permite, que são praticamente nenhuma. Esse é um escudo que você criou para tentar evitar se magoar/machucar, como já aconteceu no passado.
6 – As pessoas não conseguem te entender
Como você não demonstra sentimentos, nem sai por aí gritando aos quatro ventos o que pensa, muitas pessoas não te entendem, e é difícil lidar com elas. Por mais que você queira, afinal, não existe nenhum segredo em “te deixar quieto”.
7 – E apesar de tudo, tem seu lado positivo
Ser uma pessoa fria e calculistas, por mais que possa parecer algo ruim aos olhares alheios, na verdade, se trata de algo muito positivo. Bem, de acordo com seu ponto de vista. Isso porque evita que você sofra ou simplesmente perca seu tempo com pessoas vazias e desnecessárias.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.