Apesar do autor da série de livros de As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis, ter reprovado qualquer adaptação cinematográfica da fantasia, após a sua morte, seu filho adotivo Douglas Gresham, virou detentor dos direitos sobre o livro e autorizou as adaptações. A primeira obra do autor, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, foi publicada em 1950, e o filme de mesmo título correspondente ao livro, teve a estreia apenas em 2005.
Se você é muito fã dos livros, conheça um pouco sobre a criação da história por trás da mente do C. S. Lewis. Veja as curiosidades a seguir:
1 – O significado de Nárnia
O nome “Nárnia” é uma palavra derivada do latim que se refere a uma cidade antiga na Itália chamada “Narni”.
2 – Quando surgiu a ideia da história
C. S. Lewis teve a ideia de Nárnia em 1939, mas não terminou de escrever o primeiro livro, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, até uma década depois em 1949. Lewis falou sobre a ideia do livro: “O Leão começou com uma imagem de um Fauno carregando um guarda-chuva e pacotes em uma floresta nevada. Esta imagem estava em minha mente desde os meus dezesseis anos. Então, um dia, quando eu tinha cerca de quarenta anos, disse para mim mesmo: ‘Vamos tentar fazer uma história sobre isso’.”
3 – A ordem cronológica certa dos livros
Lewis acreditava que a série deveria ser lida na ordem cronológica dos eventos descritos nos livros. Contudo, a maioria dos leitores, críticos e estudiosos acreditam que devem ser lidos na ordem em que os livros foram publicados: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950), Príncipe Caspian (1951), A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952), A Cadeira de Prata (1953), O Cavalo e seu Menino (1954), O Sobrinho do Mago (1955), A Última Batalha (1956). O que você acha?
4 – Brejeiro foi baseado em um trabalhador da casa de Lewis
Em A Cadeira de Prata, o personagem principal, Brejeiro, foi baseado em Fred Paxford, que foi o “faz tudo” na casa de Lewis (em The Kilns) em Oxford por mais de 30 anos. Douglas Gresham o descreveu como “um homem simples e comum que poderia ser chamado de pessimista, alegre e eterno”. Ele disse que se alguém dissesse “bom dia”, Paxford responderia: “Ah, parece que vai chover antes do almoço embora, se isso não acontecer, vai cair neve ou granizo”.
5 – O significado do nome de Aslan
O nome do personagem principal de As Crônicas de Nárnia, Aslan, significa Leão em turco. Embora Aslan seja o único personagem a aparecer em todos os sete livros, ele nunca apareceu no primeiro rascunho de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, apesar de ter sido publicado um ano depois.
6 – As obras demoraram mais de oito anos para serem escritas
Lewis demorou mais de oito anos para terminar de completar a série de livros, embora ele tenha gastado apenas 3 meses para escrever o primeiro livro.
7 – Aslan como Jesus
“Suponhamos que existisse uma terra como Nárnia e que o Filho de Deus, da mesma forma como se tornou um homem em nosso mundo, se tornasse um Leão, e então imagine o que aconteceria”, escreveu Lewis para uma carta a um aluno do quinto grau, explicando que Aslan não foi destinado a “representar” Jesus.
Você conhecia todas essas curiosidades? Comente e compartilhe a matéria.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.