Na história do cinema, sobretudo na história dos filmes de terror, há uma certa necessidade de creditar os fatos que assistamos nas telonas, dando-lhes mais veracidade. O famoso “baseado em fatos reais”. É o caso, por exemplo, deInvocação do Mal, de James Wan. O filme é inspirado nos casos de Ed e Lorraine Warren, que de fato existiram.
Entretanto, na maioria dos filmes de terror, os “fatos reais” são bem menores do que os apresentados no cinema, talvez até um pouco duvidosos quando se passaram na vida real. Ed e Lorraine Warren, por exemplo, foram acusados de charlatanismo – mas isso é deixado de lado no filme, que exalta o sobrenatural.
Mas nem sempre é assim com os filmes de terror. Por vezes, a vida real imita o cinema, e diversos assassinos acabam se inspirando nesses filmes para cometer suas atrocidades.
Confira na galeria 7 filmes de terror que, cada um à sua maneira, acabaram ganhando sua versão na vida real:
A versão real de Jogos Mortais felizmente não chegou a ser concretizada. Dois jovens planejavam sequestrar, torturar e assassinar diversas pessoas que eles consideravam más. Eles foram impedidos pela mãe, que ouviu os planos. Os jovens, de 14 e 15 anos, foram condenados.
Lisa Stellwagen teve um fim trágico depois de assistir Entrevista com o Vampiro com seu namorado, Daniel Sterling. Na madrugada após o filme, Daniel esfaqueou a namorada e bebeu seu sangue. Ao ser preso, ele confessou que acreditava em vampiros.
Ainda que nenhum boneco tenha incorporado o espírito de um serial killer na vida real, Martin Bryant se inspirou no filme para, em 1996, matar e ferir 58 pessoas na Austrália.
Mario Padilla, de 16 anos, juntamente com seu primo de 14, assassinaram a própria mãe com 45 facadas, inspirado no sucesso do terror Pânico, de Wes Craven.
Daniel Gonzalez, clinicamente considerado esquizofrênico, teve uma overdose, o que resultou no assassinato de quatro pessoas. Ele escreveu cartas a ele mesmo, feliz por estar se tornando um serial killer como Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo.
Allan Menzies esfaqueou um amigo de infância, bebeu seu sangue e comeu sua carne para, depois, enterrar o corpo que seria descoberto seis semanas depois. Isso aconteceu depois do assassino assistir Rainha dos Condenados mais de 100 vezes e dizer que Akasha, a vampira do filme, apareceu para ele, ordenando que realizasse o crime para que pudesse se tornar um vampiro.
Diversos atores de Poltergeist morreram de forma misteriosa após o filme. Heather O’Rourke, que interpretou Carol Anne, morreu no mesmo dia previsto no filme, seis anos depois. Julian Beck foi vítima de câncer, Dominique Dunne foi assassinada pelo namorado e Will Sampson faleceu em uma operação.
Fonte: Observatório do cinema
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.