O filósofo tem a função de investigar e questionar a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos, por meio de análises, reflexões e críticas. Além disso, ele busca a compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, tempo e verdade.
Mesmo não tendo cursado Filosofia, se essa área te interessa vale a pena conferir a lista que separamos. São sete filmes que despertam uma série de reflexões e questionamentos sobre a vida, sobre a realidade e que poderão fazer você enxergar o mundo de uma maneira diferente. Além disso, algumas obras poderão fazer você quebrar a cabeça para entender o que aconteceu. Veja abaixo:
Matrix
Thomas Anderson é um jovem programador que começa a ter pesadelos em que seu corpo é conectado a um computador. Assustado, ele sempre acorda no momento em que os eletrodos seriam implantados em seu cérebro.
Com o tempo, ele descobre a “Matrix”, um sistema de computador que manipula a mente das pessoas e forja uma falsa realidade, enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Ele é recrutado por Morpheus e Trinity para lutar contra esse mundo artificial e voltarem para realidade.
A Origem
Don Cobb é um ladrão que consegue invadir os sonhos de suas vítimas, pois é nesse momento que a mente está mais vulnerável. Com isso, ele descobre os segredos guardados no subconsciente das pessoas e usa isso a seu favor. Ele decide então aceitar a missão de invadir a mente de um herdeiro japonês e plantar uma ideia em sua mente.
O Show de Truman
Truman é um homem que leva uma vida simples e seus dias são sempre iguais. Com o tempo, ele começa a desconfiar que algo está errado no seu cotidiano.
Sua vida é, na verdade, monitorada por câmeras para um programa de televisão assistido por zilhões de pessoas que olham para aquilo como uma forma de entretenimento. A obra questiona tanto a atitude do produtor da história quanto a do público, que não problematiza a situação.
Muito Além do Jardim
O filme conta a história de um jardineiro que nunca havia saído da casa de seu patrão e só conhecia o mundo que era apresentado na televisão. Quando o dono da casa morre, ele precisa sair de lá e passa a descobrir a verdadeira Nova York.
Inteligência Artificial
Em Inteligência Artificial, David é um robô adotado por um casal. Sua maior característica, e grande diferença de outros robôs, é que ele foi programado para amar e ser amado. Mas ele não conquista a aceitação total dos humanos e passa a entender melhor seu universo a partir da convivência com seus semelhantes. Com o tempo, ele vai construindo sua identidade e o filme gera uma série de reflexões sobre esse processo.
A Vila
O filme mostra uma comunidade que vive no meio de um bosque sem contato com o mundo externo, pois, segundo uma lenda, o entorno da vila é ocupado por seres monstruosos. A partir disso, os moradores mais velhos teriam feito um acordo com esses seres de respeitarem os limites geográficos e todos viverem pacificamente. O problema e as descobertas por trás dessa história começam quando um garoto precisa de ajuda médica e remédios, mas não pode sair da comunidade.
Sociedade dos Poetas Mortos
No filme Sociedade dos Poetas Mortos, o professor John Keating passa a lecionar em uma tradicional escola americana apenas para garotos e começa então a despertar o interesse dos alunos em poesia. Seu principal objetivo se torna incentivá-los a ter pensamentos críticos, ajudá-los a desenvolver uma postura autônoma e enxergar o mundo de um ponto de vista diferente.
Fonte: Guia do Estudante.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.