No YouTube, podemos encontrar de tudo um pouco. E claro, todos os tipos de músicas, tocados em seus mais diversos instrumentos e estilos. Assim, navegando pela plataforma, podemos encontrar verdadeiras pérolas da música erudita. Pensando nisso, separamos os 7 momentos incríveis da música clássica que podem ser vistos no YouTube.
Primeiro, precisamos que o termo “clássico” não se refere apenas à “Era Clássica” (entre 1730 e 1820) da música. Portanto, aqui, utilizamos o termo em um sentido mais amplo. Ou seja, músicas baseada nas formas, instrumentação e estilos das grandes épocas (clássica, barroca, renascentista, século XX etc.)
1 – Der Rosenkavalier
Mesmo que muitas das roupas desse vídeo tenham saído de moda, eu lhe asseguro que a música é mais atual do que nunca. Isso porque esse trio representa algumas das maiores vozes do século XX. Sendo assim, juntas, elas formaram um das maiores companhia de ópera do mundo. Sem mais explicações, a apresentação é bonita por si só e pode ser definida em uma única palavra, angelical.
2 – Les pêcheurs de perles
Em meio a tudo que vêm acontecendo no mundo, esta é uma música que pode nos trazer esperança para o futuro. Mas, além disso, também se mostra como uma das peças de música clássica mais amadas no mundo.
3 – Akhnaten
Se passando no Egito Antigo, esta é uma ópera composta por Philip Glass. Ao ouvir a obra, podemos sentir um tom verdadeiramente harmônico. E claro, nada do que foi escrito está aqui por acaso. Assim, esta é uma ópera que mostra como ser minimalista pode ser belo e rico ao mesmo tempo.
4 – In Paradisum, Fauré Requiem
Um réquiem é um cenário musical de uma missa católica, sendo bastante utilizado em funerais. Dito isso, compositores como Mozart e Verdi são conhecidos por seus réquiens. Contudo, aqui, citaremos o réquiem do compositor francês Gabriel Fauré. Na música, somos levados à Jerusalém e os anjos cantam a chegada de Lázaro nos céus.
5 – Sinfonia das lamentações
Esta é a terceira sinfonia do compositor polonês Henryk Gorecki e além de formidável, também fez grande sucesso internacionalmente. Sendo cantado em polonês, o texto é uma oração à Virgem Maria que foi escrita em uma parede durante a Segunda Guerra Mundial. Por exemplo em trecho as palavras cantadas significam: “Oh, mamãe, não chore. Imaculada Rainha do Céu, me apoie sempre”.
6 – Odi et Amo
Em 2018, o compositor islandês Jóhann Jóhannsson morreu aos 48, devido a uma overdose de cocaína e remédios. Assim, a música clássica e o cinema perderam um de seus maiores artistas. Para quem não é familiarizado com o artista, ele está por trás da composição do filme “A Chegada” e outras obras. Mas, além do trabalho em Hollywood, ele também escreveu “Odi et Amo”, ou “Amor e Ódio”. De fato, é uma canção profunda e simplesmente linda.
7 – Ombra Mai Fu
Por fim, encerramos com a performance da peça “Ombra Mai Fu”, uma das mais belas músicas já escritas. Além disso, é surreal onde o alcance vocal do cantor, que é um contratenor, consegue chegar. Mesmo sem a tradução da letra, é possível compreender que verdadeiras belezas estão sendo cantadas na música.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.