O amor possui um poder transformador inigualável. Nenhuma das experiências humanas consegue transcender o ser humano mais do que o sentimento da paixão avassaladora. Ela nos eleva, nos transforma e nos muda por inteiro. Não importa se ela é fugaz, ou para uma vida inteira, o que importa é que ela é rara e preciosa. Consequentemente, ouvimos muito sobre o amor na literatura e na poesia, e quase nunca na ciência.
No dia dos namorados é comum que coisas clichês, como mandar um buquê de flores ou presentear com chocolates, preenchem o dia de quase todas as pessoas que estão em um relacionamento. Esses símbolos representam o amor de uma pessoa pela a outra. Os símbolos são vários e eles têm seus significados. Mostramos alguns deles aqui.
1 – Rosas vermelhas
Elas são associadas ao amor e à paixão. E a ligação entre elas e o amor se originou na mitologia grega e romana. A flor é associada à deusa do amor, Afrodite, e à Vênus, a divindade romana que também simboliza o sentimento. E depois de anos, o cristianismo usou as rosas como o símbolo da virtude da Virgem Maria.
Além da mitologia, vários autores popularizaram as rosas vermelhas. Nomes como Shakespeare e Gertrude Stein. E séculos depois, elas ainda continuam a ser um dos símbolos de amor mais populares.
2 – Coração
O amor romântico é representado pelo coração, que é o centro de todas as emoções humanos, incluindo o amor. O formato do coração foi usado pela primeira vez no século XIV em uma ilustração de um poema do italiano Francesco Barberino.
No século XV, uma tapeçaria chamada “Le Don Du Coeur”, “o presente do coração” traduzido, mostrava um homem segurando um coração. E o símbolo ainda é usado como representação do amor.
3 – Cupido
O Cupido, na mitologia romana, é ilho da deusa do amor, Vênus, com o deus da guerra, Marte. Ele é o deus do desejo, da atração e do amor. Ele geralmente é um menino gordinho com um arco e flecha. Ele o usa para fazer com que as pessoas se apaixonem.
Ele também foi adotado pela mitologia grega. Nela, ele é conhecido como Eros.
4 – Nós
Os nós são feitos pelo entrelaçamento de dois ou mais cordas e geralmente, representam o amor. O nó celta é um símbolo de amor. O padrão interligado dele simboliza a união entre dois amantes.
Outros tipos de nó também simbolizam o amor e a afeição. E eles, normalmente, são associados à união e ao amor eterno.
5 – Pombos
Os pombos juntos são, na tradição cristã, um símbolo de fidelidade e castidade no casamento. E, normalmente, Afrodite é retratada junto de pombas ao seu redor. E elas continuam a ser um símbolo de união perfeita nos dias atuais.
6 – Cisnes
Outro animal, que é considerado símbolo do amor, tanto na mitologia grega, quanto na romana, é o cisne. Os pescoços desses animais, quando juntos, fazem a forma de um coração.
Além disso, as aves são conhecidas por, supostamente, ficarem juntas para sempre depois que elas encontram a sua cara-metade.
7 – Maçã
Em várias culturas, a maçã é usada para representar o amor, desejo e tentação. A furta é associada à Vênus e também à história bíblica de Adão e Eva. Para os celtas, a Maça está relacionada ao desejo. E na mitologia nórdica, os deuses comiam maçãs douradas para continuarem jovens e imortais.
Fonte: MSN Brasil
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.