Todos os dias nos deparamos com os mais diversos símbolos e, na maioria das vezes os conhecemos e sabemos a que se referem mas, são poucas as pessoas que realmente sabem seu significado, sua história, de onde vieram, como surgiram…

 

Os sinais, símbolos, são muitas vezes usados para expressar sentimentos fortes que não sabemos como fazê-los em palavras. Alguma vez você olhou para a representação de um coração e se perguntou o por quê de ele ter aquela forma? Ou para o símbolo do Bluetooth e o porque de ele ter aquela forma? Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

 

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação selecionamos essa listinha com 7 símbolos que todo mundo conhece mas não faz ideia do que significa. Confira:

 

7 – OK

ok

A maioria das pessoas interpretam esse gesto como o equivalente das expressões “tudo bem” ou “ok”. No entanto, esse não é um gesto positivo em toda as culturas. Por exemplo, na França, esse gesto significa que a pessoa a quem se dirige é um “zero a esquerda”, um “nada”. Outras são:

 

1) Acredita-se que o sinal OK se originou como um suplemento visual à abreviatura de “Old Kinderhook, NY” – o berço do 8º presidente dos Estados Unidos, Martin van Buren. Durante sua campanha eleitoral, Van Buren adotou um heterônimo, que soava como as primeiras letras de sua cidade natal. O slogan de sua campanha era “Old Kinderhook é O.K.”, os cartazes eleitorais mostravam pessoas fazendo o gesto OK.

 

2) Outra hipótese é de que o 7º presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson, usava essa expressão ao finalizar suas decisões. Ele frequentemente escrevia “tudo certo”, em alemão “Oll Korrect”, ou simplesmente a abreviação OK.

 

3) Uma outra diz que o gesto OK por si só não é nada mais do que um mudra – gestos que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do universo.

 

6 – Símbolo de Paz

simbolodapaz

O símbolo da paz, também conhecido como Pacífico, foi invetado em 1958 durante os protestos contra o uso de armas nucleares. O símbolo é uma combinação dos sinais de semáforo, para as letras N e D, representando Desarmamento Nuclear. No alfabeto semáforo, a letra N é representada por uma pessoa segurando duas bandeiras em um V invertido, e a letra D é formado por uma pessoa segurando uma bandeira para cima e outra para baixo. . Sobrepor esses dois sinais formam o símbolo da paz.

 

5 – Power On

poweron

O símbolo Power On pode ser encontrado em praticamente qualquer dispositivo, mas poucas pessoas sabem sobre suas origens. Na década de 1940, engenheiros usaram um sistema binário para representar switches específicos, onde 1 significava ligado e 0 desligado. Nas décadas seguintes, transformou-se em um sinal que caracteriza um círculo (zero) e uma linha vertical (1).

 

4 – Símbolo da medicina

medicina 

O símbolo que conhecemos, um bastão com asas e duas cobras, foi usado pela primeira vez erroneamente. Segundo a lenda, o deus grego Hermes (romano Mercúrio) possuía um cajado mágico, chamado Caduceus, que parecia exatamente com o símbolo da medicina moderna.

 

Esse cajado tinha o poder de parar qualquer disputa e reconciliar inimigos, mas não tinha nada a ver com a medicina. Basicamente, centenas de anos atrás, médicos militares americanos confundiram o Caduceus com o Rod of Asclecius (batão de asclecius, em tradução livre).

 

Na verdade são bem parecidos, mas o Rod of Asclecius é um bastão com uma cobra e sem asas. Asclecius é o antigo deus grego da cura e medicina, o que torna o erro bastante compreensível. Subsequentemente, o símbolo se enraizou e agora representa a confidencialidade médica.

 

3 – Bluetooth

bluetooth

No ano 10 d.C., a Dinamarca foi governada pelo rei Harald Blåtand, figura historicamente famosa por unir as tribos dinamarquesas em um único reino. Harald foi chamado frequentemente de Bluetooth, por ser apaixonada por mirtilo (blueberrie), o que fazia com que seus dentes estivessem sempre azuis. Inclusive, um deles ficou com um tom azulado permanentemente. A tecnologia Bluetooth foi projetada para unir vários dispositivos em uma única rede. O símbolo que a representa é uma combinação de duas runas escandinavas: Hagall (ou Hagalaz) que é o análogo do latino H, e Bjarkan – runa latina equivalente a letra latina B. Essas duas runas formam o nome de Harald Blåtand. Além disso, a primeira geração de dispositivos bluetooth eram de cor azul, então, foi só uma questão de juntar tudo.

 

2 – Coração

coracao

Todo mundo conhece o desenho de um coração, mas um coração de verdade não tem nada a ver com essa representação. Então, afinal de contas, qual a origem dele? Bem, as teorias são as mais variadas, algumas delas são:

 

1) Quando dois cisnes estão em cortejo, a junção de suas cabeças formam um coração. Em muitas culturas, essas aves representam amor, lealdade e devoção, isso porque um casal de cisnes ficam juntos por toda a vida.

 

2) Outra hipótese é a de que esse símbolo representava a “forma feminina”. os defensores dessa teoria argumentam que o símbolo retrata a forma da pelve feminina. Os antigos gregos eram conhecidos por atribuir significado especial à anatomia feminina, não apenas, ainda construíram um templo especial para a Deusa Afrodite. Esse templo era único no mundo, pois lá, as pessoas adoram as nádegas.

 

3) Existe uma outra teoria de que esse símbolo representa uma folha de hera. Os gregos costumavam desenhar folhas de hera em vasos e desenhos que retratavam o Deus Dionísio, da vinificação e patrono da paixão.

 

1 – & = e comercial

ecomercial

Esse símbolo representa a junção latina “et”, que é equivalente a palavra inglesa “and”. A primeira versão dessa junção foi invetada por Tiro, na Roma Antiga, o secretário pessoal de Cícero. Para que o processo de escrito fosse acelerado, Tiro inventou um sistema de abreviaturas, conhecido como “Notas Tironianas”.

 

Séculos mais tarde o “e comercial” era tão famoso na Europa e América que por um tempo fez parte do alfabeto inglês. Mas começou a ser omitido no início do século 20. O nome original desse símbolo é ampersand é uma contração da frase e per se e, que os professores costumavam dizer depois de recitar o alfabeto de A a Z.

 

Com o tempo, as letras E e T se fundiram no símbolo que usamos hoje.

 

Então pessoal, vocês conhecem todos esses símbolos, certo? E suas origens, já conheciam? E outras? Outros símbolos? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.