Se uma mudança de temperatura é constantemente sinônimo de gripe e resfriado, os termômetros baixos da temporada pedem uma reação imediata, que pode começar com a cura pelo prato. “Se você sentir sua imunidade cair nos dias mais frios, pode ter certeza que sua alimentação não está correta”, explica Isabella Correia, nutricionista da Clínica Patrícia Davidson. Uma das razões para desandarmos com a dieta é a vontade que temos no inverno por comidas mais engordativas (e muitas vezes pouco saudáveis). “A tendência é reduzir a densidade nutritiva da alimentação e dar preferência a alimentos com menos vitaminas e mineiras. Frutas e verduras saem de cena e a consequência é a queda de imunidade”, explica a especialista, que entrega oito alimentos-chave para incluir na dieta e barrar vírus e bactérias nocivas.
1) Repolho
A verdura é uma ótima fonte de glutationa, substância que é um poderoso antioxidante e ajuda na melhora da função das células do sistema imunológico.
Como incluir no cardápio: acrescente repolho em sopas e omeletes.
Não é todo mundo que gosta, mas o alho é um ótimo aliado pois tem função imunoprotetora além de ser fonte de selênio e zinco — nutrientes chave para na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças típicas do inverno.
Como incluir no cardápio: use para temperar sopas e purês de legumes. Outra dica é aromatizar um azeite com o ingrediente.
3) Amêndoas
Aliadas do sistema imune, as amêndoas são ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, que ajudam a blindar o organismo contra a oxidação, principalmente em situações de estresse.
Como incluir no cardápio: aposte no leite puro de amêndoas como alternativa vegana ao leite de vaca ou cabra, principalmente, na preparação de receitas mais cremosas como chocolate quente ou purês. A amêndoa em si também é uma opção opção para compor os lanches entre refeições.
4) Batata doce
Querida de qualquer dieta por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata doce é rica em betacaroteno, um precursor de vitamina A, que é nutriente fundamental para o sistema imunológico.
Como incluir no cardápio: A batata doce não fica apenas restrita à combinação com frango ou salada. É possível consumi-la como alternativa ao pão no café da manhã, e em outras refeições dá para prepará-la cozida, ou em purê e sopas. Dica preciosa da Isabella Correia é a batata doce em forma de chips, cortada bem fininha e levada ao forno com ervas – ótimo snack para a tarde.
5) Shitake
O cogumelo é rico em vitaminas do complexo B, antivirais e antibacterianos naturais, reforçando ainda mais a proteção do organismo.
Como incluir no cardápio: a dica é acrescentar o shitake numa omelete ou como acompanhamento de torradas e em sopas.
6) Orégano
O tempero é ótimo contra intoxicações alimentares pois contém carvacrol, substância que ativa as defesas do corpo.
Como incluir no cardápio: prefira salpicar os pratos com orégano só depois de prontos, garantindo os benefícios da erva.
7) Dente-de-Leão
A erva aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos.
Como incluir no cardápio: o melhor jeito de consumir o dente-de-leão é na forma de chá, com 1 colher chá do ingrediente para cada xícara de água quente.
8) Frutas cítricas
A vitamina C que encontramos em laranjas, limões, toranjas e outras frutas da família, talvez seja o nutriente mais conhecido para a proteção do organismo, já que é fundamental nos processos de cicatrização de feridas, fraturas e contusões, além de atuar no processo inflamatório e na integridade das mucosas.
Como incluir no cardápio: você pode optar por consumi-las em forma de sucos ou as frutas in natura, garantindo também uma boa fonte de fibras.
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.