1. Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram para os Cristãos.
2. Já no século I os cristãos rezavam pelos mortos. No século IV, eram celebradas missas em memória dessas pessoas. A partir do século V a Igreja passou a dedicar um dia para essa comemoração.
3. Desde o século XIII se comemora Dia de Finados em 2 de novembro. A data foi escolhida porque 1º de novembro é Dia de Todos os Santos.
4. Os primeiros a reservarem um dia para os mortos, segundo o escritor espírita francês León Denis, foram os druidas. Em 1º de novembro, eles se reunuiam nos lares para exaltar aqueles que já tivessem falecido. Os druidas eram conselheiros espirituais.
5. Instituída no Século XIX, a comemoração do Dia dos Mortos para os anglicanos ficou bastante tempo suspensa e só foi restituída em 1980. É chamada de “Comemoração dos Fiéis Defuntos”.
6. Ainda no Século XIX, foi criado na Prússia, atual Alemanha, o “domingo dos mortos”, celebrado cinco semanas antes do Natal.
7. Os metodistas exaltam os seus membros mortos no próprio Dia de Todos os Santos.
8. Os mexicanos fazem do “Dia de Los Muertos” uma grande celebração. Saem às ruas fantasiados, preparam mesas especiais, decoram sepulturas e recebem até mesmo turistas de todos os cantos do planeta.
Fonte: Guia da Semana
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.