ideiasgeniais

A humanidade sempre contou com criativos inventores em todos os setores. É graças ao desenvolvimento das mais variadas invenções que hoje vivemos em casas repletas de tecnologia, cercados por objetos que proporcionam os mais diversos tipos de serviço e conforto.

 

Ainda que muita tecnologia nos surpreenda com tantos recursos, muitas coisas poderiam ter visto um avanço ainda maior hoje em dia, se certas invenções tivessem sido levadas para frente no passado.

 

Aqui estão algumas das mais inovadoras tecnologias que foram desenvolvidas anos atrás, mas não receberam o investimento necessário para mudar a nossa vida completamente.

 

1 – Carro avião

carroaviao

Henry Ford desenvolveu uma ideia para fazer um modelo de avião pequeno utilizado por pessoas comuns no dia-a-dia. A ideia era criar um veículo barato e de fácil manuseio. Um protótipo chegou a ser criado, mas caiu durante um voo teste e o projeto foi deixado de lado.

 

2 – Concorde

concorde

O Concorde realizado em parceria entre a Grã-Bretanha e a França foi o primeiro e único jato supersônico para transporte de passageiros. A aeronave carregava até 100 passageiros e viajava a mais de 2 mil km/h, podendo ir de Londres a Nova York em menos de três horas. Em 2003, o modelo foi aposentado por problemas de barulho, poluição, custos de manutenção e preços de passagem.

 

3 – LaserDiscs

laserdiscs

Utilizando tecnologia inventada em 1958, MCA e Phillips lançaram LaserDiscs em 1978. Os discos ofereciam qualidade de vídeo e som melhores do que as VHS que estavam no mercado. Além disso, o mecanismo de reprodução era superior ao que vimos nos DVDs, com arranhões na mídia não sendo tão catastróficos. O público não se familiarizou com o formato, no entanto, por conta do alto custo dos aparelhos de reprodução e dos próprios discos. Isso e o fato dos discos serem muito grandes comparados às fitas VHS, do tamanho aproximado de discos de vinil.

 

4 – Cinerama

cineramat

Em 1952, 56 anos antes do conceito da tecnologia Imax, o Cinerama foi introduzido. A tecnologia oferecia visão periférica aos espectadores por meio da projeção de três faixas de filmes numa tela curva, mas foi abandonada em 1962. Isso porque três projetistas seriam necessários para reproduzir o filme, o que deixaria o processo muito mais complicado.

 

5 – Carro modular

carromodular

O modelo de carro modular Capsula foi apresentado pela Italdesign em 1982. Todo carro poderia ter as peças trocadas, trocando completamente a cabine e transformando o veículo num outro bem diferente. Apesar do conceito inovador, nenhuma fabricante apostou na ideia e o carro continuou sendo somente um protótipo.

 

6 – Origem dos Smartphones

origemsmartphones

Criada em 2005, a Amp’d Mobile inventou o primeiro celular baseado em entretenimento, dois anos antes do iPhone. O modelo tinha conexão 3G, aplicativos e canais de TV ao vivo que poderiam ser vistos pelo telefone. Com o interesse pelo produto, milhares de clientes se aplicaram para assinatura dos planos. Porém, 90 dias depois, a empresa descobriu que os clientes não teriam dinheiro para manter o pagamento dos serviços e a empresa foi fechada em dois anos.

 

7 – Novo volante

novovolante

Em 1965, a Ford tentou substituir o volante por um mecanismo de controle do carro diferenciado. A tecnologia ocupava menos espaço e oferecia melhor visibilidade, além de permitir a direção com os braços no descanso do banco. Apesar da utilizada, o projeto nunca saiu do estágio de testes.

 

8 – Pista de energia

pistadeenergia

Andrew Charalambous, dono do Bar Surya, desenvolveu um piso especial para sua pista de dança que consistia em células responsáveis por captura da energia mecânica gerada pelas pessoas dançando. A partir daí, a energia era convertida em eletricidade e acumulada em baterias, podendo abastecer até 60% da energia das boates. A tecnologia, porém, nunca saiu de seu próprio bar e ganhou o mercado.

 

Qual dessas invenções você acha que mais teria revolucionado nossas vidas? Responda nos comentários.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.