A cidade de São Paulo é um dos grandes palcos da Arte de Rua e parte desse título deve-se a um dos maiores nomes do graffiti: Eduardo Kobra. Espalhados pelos arranha-céus e pontos bem inusitados, os murais super coloridos do artista chamam a atenção de qualquer um – sem falar que quebram o cinza da cidade.

 

Em entrevistas, o grafiteiro disse que São Paulo foi a cidade que abriu as portas para que seu trabalho fosse reconhecido pelo mundo inteiro e, por isso, faz questão de colorir a capital com seus murais.

 

Mais do que uma simples arte, as obras de Kobra chamam a atenção pela diversidade de cores e pelas grandes histórias por de trás de cada mural. Para explorar o lado cultural da cidade, fizemos uma lista com 8 murais do Kobra que você precisa visitar o quanto antes! Confira:

 

A DOCE BAILARINA

A DOCE BAILARINA

Um dos mais novos trabalhos do Kobra na cidade de São Paulo é o Escadão da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. A praça, que antes passava despercebida por muitos, ganhou cores e formas e agora abriga pinturas como “A Doce Bailarina”. Incrível.

 

ONDE: Rua Alves Guimarães – Pinheiros

 

MURAL DA AVENIDA ANGÉLICA

MURAL DA AVENIDA ANGÃ?LICA

Aqueles que circulam nas imediações do metrô Paulista, na Consolação, vão poder observar mais uma obra do Eduardo Kobra na cidade. A convite do Bradesco, o artista acaba de entregar um painel grafitado no mais novo espaço do banco. A ilustração contemporânea do artista traz como protagonistas do mural pessoas comuns, trabalhadores que contribuem para o crescimento do país.

 

ONDE: Av. Angélica, 2529 – Bela Vista

 

OSCAR NIEMEYER

OSCAR NIEMEYER

Oscar Niemeyer, que faleceu em 2012 com 104 anos, deixou muitas obras de grande importância por São Paulo, sendo o Edifício Copan e o Auditório do Ibirapuera as mais famosas. Kobra decidiu imortalizar o arquiteto em um grande mural no final da Avenida Paulista. Para ele, tal arte é uma maneira de retribuir tudo o que o Niemeyer fez pela cidade.

 

ONDE: Final da Avenida Paulista, próximo ao Shopping Pátio Paulista.

 

O PENSADOR

O PENSADOR

O mural “O Pensador” é uma figura pensativa que originalmente foi retratada por Auguste Rodin. O que muitos não sabem é que trata-se do escritor italiano Dante Alighieri. Esse incrível mural feito pelo Kobra está exposto na fachada do SENAC Tatuapé, na Zona Leste da capital.

 

ONDE: Rua Cel. Luís Americano, 130 – Tatuapé

 

AYRTON SENNA

No cruzamento das Avenidas Paulista e Consolação está um dos painéis mais bonitos do Kobra: uma linda homenagem ao Piloto Ayrton Senna, que desde 2015 colore o coração da cidade. O painel, que conta com 41 metros de altura, retrata o piloto com seu capacete.

 

ONDE: Av. Rebouças, 218 – Pinheiros

 

CLUB 27

CLUB 27

No Largo da Batata, em Pinheiros, está um mural repleto de grandes personalidades que morreram cedo demais. Janis Joplin, Jimi Hendrix, Basquiat, Amy Winehouse e Kurt Cobain estampam o que pode ser tanto como uma lembrança dessas grandes figuras, quanto um alerta para o perigo das drogas na vida das pessoas. Esse mural é recebe o nome de Club 27.

 

ONDE: Rua Fernão Dias, 476 – Pinheiros

 

CASAL DE BICICLETA

CASAL DE BICICLETA

Quem passa pela Avenida Faria Lima pode observar um dos murais do Kobra pela cidade. Trata-se de uma pintura onde um casal anda de bicicleta. Kobra já havia pintado um mural parecido na Rua Oscar Freire, com Einstein comandando uma bicicleta, mas este foi removido da fachada da loja por ordens dos donos.

 

ONDE: Rua Taváres Cabral, 61 – Pinheiros

 

Mural Cacau Show – Kobra (1).JPG

Mural Cacau Show - Kobra (1).JPG

O maior mural do mundo está em São Paulo, mais especificamente na fachada da Mega Loja da Cacau Show, na Rodovia Castelo Branco. O espaço é reconhecido pelo Guiness e atrai curiosos! O mural reproduz uma cena do processo de colheita do cacau na Amazônia brasileira e não poderia ser diferente já que está em uma das fábricas de chocolate mais famosas do Brasil.

 

ONDE: Rodovia Castelo Branco, km 35 [Megaloja da Cacau Show]

 

Fonte: Guia da Semana


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.