Você já parou para imaginar o que aconteceria com a Terra se ela parasse de girar? Não? Mas nós sim. O nosso planeta demora 24 horas para dar um volta em torno de si mesmo, e aproximadamente 365 dias e 6 horas para girar em torno do Sol a inacreditáveis 1.675 quilômetros por hora.

 

Porém, se isso deixasse de acontecer coisas desastrosas ocorreriam com a Terra. Uma delas seriam os constantes ventos fortes no nosso planeta. Além disso, vulcões, erupções e tsunamis passariam a ser mais comuns e ocorreriam com mais frequência. Esses e outros exemplos estão na lista abaixo preparada pela nossa redação. Confira.

 

1 – A Lua iria cair na Terra

Segundo o professor da Universidade de Stanford, Vaughan Pratt, se a Terra parar de girar, com o tempo a Lua, o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar, cairá na Terra. Isso porque a Lua diminuiria a sua velocidade e a distância entre ela e o nosso planeta seria reduzida.

 

2 – Perderia o seu formato geoide

Geoide é o volume geométrico, quase esferoidal, concebido idealmente como a forma da Terra, que não é esférica e sim achatada nos polos. Porém, sem o movimento que a Terra faz constantemente, o formato do nosso planeta se tornaria esférico.

 

3 – Ventos fortes

A previsão é de que mesmo se a Terra parar girar, a atmosfera deve continuar com os movimentos ao redor do planeta por diversas vezes. Estima-se que a velocidade alcance 1.770,28 quilômetros por hora. Isso significa que ventos fortes atingiriam a Terra.

 

4 – Um novo continente seria formado

Se hoje o nosso planeta possui seis continentes, africano, americano, asiático, europeu, Oceania e Antártida, e a água do mundo se reúne no equador, porém, sem a rotação da Terra, um novo continente seria formado e existiria apenas um. Além disso, a água seria distribuída em dois oceanos.

 

5 – Tsunamis ocorreriam com mais frequência

O Tsunami ou maremotos é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água; A previsão é de que, se um dia a Terra parar de girar, tsunamis ocorreriam com mais frequência. Essa tempestade faria com que as águas nos mares e oceanos fossem para o Leste e limpasse as cidades costeiras em todo mundo.

 

6 – Os objetos voariam

Segundo a Nasa, os objetos do mundo seriam arrancados do chão e voariam para o Leste em uma velocidade bastante acentuada se caso o nosso planeta não girar. A estimativa é de que no Equador a velocidade chegue a 1,609,34 quilômetros por hora.

 

7 – Vulcões e erupções seriam mais comuns

Uma das consequências que aconteceriam em todo o mundo se a Terra parasse de girar seriam os constantes furacões, erupções vulcânicas e terremotos destrutivos. Como consequência, estima-se que milhares de pessoas e cidades devem ser destruídas.

 

8 – O campo magnético terrestre desapareceria

O campo magnético terrestre é responsável por inibir que as radiação chegue até a Terra. Porém, a previsão do astrônomo da Universidade de Harvard, Sten Odenwald, é de que essa proteção contra as radiações também desapareça, caso a rotação do nosso planeta pare.

 

9 – As pessoas teriam que viver de forma diferente

A previsão é de que se um dia a Terra parar de girar as pessoas vão precisar viver em subsolos e só devem sair nas ruas com trajes de proteção contra radiação, já que, como falamos, o campo magnético terrestre, que inibe as radiações, desapareceria.

 

O que você achou dessa matéria? Deixe a sua opinião abaixo. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.