Dizem que educar é um dom, e não é qualquer um que tem. Com certeza, é uma atividade que requer muito amor e dedicação. Assim, muitos profissionais empenhados conseguem inovar e adequar a educação à realidade de seus países.
Abaixo temos uma lista com o futuro da educação. São escolas que trazem um conceito totalmente novo e diferente do que estamos acostumados. Confira:
1. Escola flutuante – Nigéria
A comunidade costeira de Makoko, fica na periferia de Lagos, na Nigéria. Como possui muitas áreas alagadas, a palafita é uma boa solução. E com a ajuda de organizações internacionais, foi implementado o projeto de Escolas Flutuante de Makoko.
Pode não parecer, mas a escola é grande e possui parque infantil, salas de aula e banheiros. Tudo isso sobre barris plásticos.
2. Ørestad Gymnasium – Dinamarca
Trata-se de uma sala de aula gigante, onde mais de 1.100 estudantes passam o tempo aprendendo. Esse método evita o ensino tradicional, pois os próprios estudantes formam seus grupos de estudo para pesquisar determinado assunto e resolver problemas reais. Pouco existem professores nessa escola.
3. Big Picture Learning – Estados Unidos
O modelo de ensino Big Picture Learning ensina aos alunos que suas paixões criativas vêm primeiro, e para ajudar a desenvolver essas paixões, os alunos são guiados por um mentor que trabalha na área que o aluno deseja atuar.
4. AltSchool – Estados Unidos
O foco da escola é desenvolver as habilidades tecnológicas dos alunos e adaptar a forma de pensar às mudanças do mundo.
Todo dia elas devem conectar objetos em placas de circuitos e aprender a construir coisas numa impressora 3D para brincarem de teatro.
5. Escola Steve Jobs – Holanda
A sugestão aqui é que as crianças não sejam organizadas em anos escolares, elas devem seguir o próprio ritmo. A cada 6 meses, cada criança passa por uma avaliação para verificar o nível de aprendizagem e reajustar o ensino, se for o caso.
6. Escola Brightworks – Estados Unidos
A grade dos pequenos possui aquelas atividades que os pais proíbem. Elas devem brincar com fogo, se sujar, e desmontar eletrodomésticos. Os idealizadores dizem que isso serve para que as crianças sejam seus próprios educadores e desenvolvam o lado criativo.
7. Carpe Diem – Estados Unidos
As salas de aula são dispostas como um escritório. Cada estudante tem um computador que o guiará em sua educação. Se ele tiver dificuldades, poderá pedir ajuda para um instrutor.
8. Innova – Peru
Os alunos passam metade do dia totalmente imersos em educação online e a outra metade com uma educação tradicional. O método é barato e já mostrou 61% de proficiência em exames nacionais, enquanto a média nacional é de 17%.
9. Blue School – Estados Unidos
Foi fundada pelo Blue Man Group e tem como objetivo ensinar reciclagem, modelagem em 3D, e conserto de eletrônicos. Assim, os alunos ganham intimidade com os problemas do mundo real.
Fonte: Tudo Interessante
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.