Sair do Brasil e viajar para outro país de carro é possível. Basta gostar de dirigir na estrada, ter um carro que aguente longas distâncias e muita disposição.
Para começar, é preciso escolher um destino. Depois, será preciso fazer um roteiro com as rodovias por onde vai passar e programar o revezamento de viajantes no volante e as paradas.
Os viajantes devem, assim que chegarem na fronteira, procurar os postos de Aduana do país. Nestes serviços será possível regularizar a entrada, tempo de permanência e a documentação do carro, que transitará pelas rodovias do país visitado.
Países que brasileiros podem visitar de carro
A chegada dos brasileiros a Buenos Aires, a capital da Argentina, passa por Chuí, no extremo sul do Brasil, e entrando em Punta Del Este (Uruguai).
Se prepare. São mais de 3 mil quilômetros de distância entre São Paulo e Buenos Aires.
Você, aliás, pode encurtar a viagem para a Argentina e parar no Uruguai, nosso país vizinho. Seis cidades fazem fronteira. Não se esqueça de verificar as condições do seu carro e as despesas previstas na viagem, como destaca o site Brasileiros no Uruguai.
Chile
Será preciso, primeiro, chegar até Uruguaiana ou Foz do Iguaçu. De lá, os viajantes entrarão na Argentina. É neste país que você precisa seguir até Mendoza, que faz fronteira com o Chile. A partir daí, você terá acesso à Cordilheira dos Andes e poderá escolher seu destino: Santiago, as cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso…
Destino comum entre os brasileiros para compras, o Paraguai pode ser acessado por Foz do Iguaçu – por meio da famosa “Ponte da Amizade”. Há relatos de que a área pode ser insegura, por isso, fique atento à movimentação e onde estacionará o carro durante suas atividades.
Canadá
Seguindo os mesmos cuidados que a viagem para os Estados Unidos, é viável ir de carro para o Canadá. Uma família que morava no país, aliás, viajou por seis meses fazendo o trajeto contrário – do Canadá para o Brasil – segundo informações do G1.
México
Passagem para quem vai de carro aos Estados Unidos, o México pode se tornar um destino para ir de carro a partir do Brasil. É preciso cautela em áreas como Colômbia e Panamá.
Para entrar no país, é preciso que você apresente uma declaração de entrada e saída de veículo privado – e, para tanto, é preciso apresentar sua documentação à Aduana e preencher um formulário pelo site.
Peru
Os viajantes adoram fazer esse trajeto por conta da paisagem da chamada “Estrada do Pacífico”. Geralmente, o início da jornada é em Rio Branco, no Acre, com destino a Cusco.
Cuidados para viajar de carro
Atenção aos documentos do motorista e do veículo exigidos por cada país e às leis de trânsito;
Preocupe-se em pesquisar sobre pontos de parada, hotéis e pousadas, além da alimentação;
Leve um GPS e certifique-se de adquirir mapas ao longo do trajeto, para manter a rota sem desvios;
É recomendável portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com validade vigente, mas fique atento às exigências específicas. No Chile, por exemplo, é obrigatória a apresentação de passaporte;
Para países do Mercosul, não se esqueça de apresentar sua carteira de identidade e de fazer o Seguro Carta Verde, exigido de motoristas que cruzam as fronteiras dos países pertencentes ao bloco. Ele pode ser adquirido com corretores de seguro;
Outros países solicitam que o motorista tenha Permissão Internacional para digirir (PID), que pode ser tirada por quem já tem CNH;
Verifique ainda as condições e documentação do seu carro (é preciso ter o documento no seu nome e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Se estiver no nome de outra pessoa, será necessária autorização do proprietário reconhecida em cartório;
Pesquise sobre as opções de abastecimento de combustível no país. Também não esqueça de levar itens básicos de segurança e de primeiros socorros;
Caso tenha dúvidas, consulte o consulado do país de destino para ficar por dentro das regulamentações.
Fonte: VIX
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.