CEP: 22780-070
Estado: RJ
Descrição:
A trilha que dá acesso ao Açude do Camorim é toda sombreada e o percurso se desenvolve em meio a floresta de Mata Atlântica. A caminhada é considerada moderada quanto ao grau de esforço, não apresenta trechos muito íngremes, e geralmente leva-se em torno de 1:30 – 2hs até o açude.
Situada no Parque Estadual da Pedra Branca essa caminhada é uma das mais interessantes da cidade, já que da acesso até um lago que parece esquecido, localizado num vale no alto das montanhas, a mais de 400 metros de altitude, e ainda á um belo riacho que acompanha toda a tragetoria em alguns momentos da trilha.
Esse roteiro se desenvolve numa região considerada privilegiada por abrigar o Parque Estadual do Pedra Branca – maior parque natural em áera urbana no mundo e que abrange cerca de 17% do município do Rio de Janeiro. Além do pico da Pedra Branca com 1024 metros – mais alto da cidade do Rio de Janeiro, a cadeia de montanhas que formam o massiço da Pedra Branca abriga espécies da fauna e flora de Mata Atlântica secundária em avançado estágio de recuperação.
A riqueza do manancial de águas minerais cujas nascentes descem pelos vales, se juntam no Açude do Camorim e após tratamento parte é destinada ao abastecimento da comunidade do entorno antes de seguir para desaguar na Lagoa de Jacarepaguá.
Para realizar a trilha consulte uma das empresas abaixo:
http://www.trilhaape.com.br/
http://www.etrilhas.com.br/
http://www.dnaventura.com.br/
Fonte: Publicações da Internet
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!