CEP: 20220-780
Telefone: (21) 99848-1435
Site/e-mail: www.falameulouro.com.br
Estado: RJ
Descrição:
O que poucos sabem é que a Marchinha, esse ritmo que atrai Multidões, foi criada pelo Bloco Fala Meu Louro! Não temos registros exatos de quando essa primeira marchinha foi criada, mas sabemos que ela foi gravada em 1919. Foi também o Fala Meu Louro o primeiro bloco a gravar um disco com suas marchinhas, com composições de ninguém menos que José Barbosa da Silva, o Sinhô! Sinhô não perdia nenhuma roda de samba na casa da saudosa baiana Tia Ciata, e lá também encontrava outros grandes sambistas como João da Mata, Donga, Hilário Ferreira.
E foi em um desses em encontros que Sinhô se irritou quando Donga, em 1917, registrou um samba de Sinhô como sendo dele a autoria. Foi o ainda chamado de samba carnavalesco Pelo Telefone (que na casa da Tia Ciata era entoado com o nome de O Roceiro), o estopim da confusão. A partir daí, uns tomam partido daqui, outros sambistas tomam partido de lá e inicia-se uma fase onde os sambas eram inteligentes e bem compostas provocações entre os sambistas.
E mais uma vez, a nossa história sobrevive das conversas nos bares, dos contos e causos, contados por nossos avós e bisavós. Nosso bloco é rico, histórico e merece ir para a rua. Reviver a história e voltar a ser um pólo de alegria e educação para toda a comunidade. Temos a riqueza cultural nas mãos. Essas mãos são capazes de mudar o rumo do futuro aproveitando toda a riqueza de nosso passado.
Fonte: Fanpage Bloco Carnavalesco Fala Meu Louro
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!