CEP: 20030-015
Estado: RJ
Descrição:
Inaugurado em 1938, o prédio da ABI foi a primeira edificação em estilo moderno surgida no antigo Morro do Castelo. O terreno em que está situado foi uma doação do então Prefeito do Distrito federal, Pedro Ernesto Batista que, em 1932, assinou decreto destinado a área “Casa do Jornalista”. Idealizado pelos irmãos Maurício, Milton e Marcelo Roberto, vencedores do concurso nacional promovido em 1936 para escolha do projeto, teve sua construção iniciada neste mesmo ano. A obra consumiu 16 mil contos de réis: metade advinda de doaçães federais e o restante através de empréstimos obtidos pelo então presidente da Associação, Herbert Moses.
O tombamento do prédio se deu não só pelo pioneirismo de suas formas, mas, também pelo significado histórico da entidade, sempre ligada às lutas pela liberdade de expressão do País. Construída de acordo com a linguagem preconizada por Le Corbusier, a edificação apresenta notável mérito arquitetônico. A orientação desfavorável do terreno, com duas faces voltadas para norte e oeste, e ainda sua situação em esquina, determinaram o partido, que resultou em um bloco retilíneo e discreto, sobre colunas expostas e um também discreto andar térreo. Todo o mobiliário e demais equipamentos que servem ao prédio foram projetados pelos irmãos Roberto.
Fonte: Monumento Histórico Associação Brasileira de Imprensa
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!