CEP: 01326-020
Telefone: (11) 3101-8917
Site/e-mail: www.teatromars.com.br
Valor: Consulte o Valor no Site
Horário: Consulte a programação no site
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Descrição:
O Teatro Mars é um empreendimento privado, fruto de uma visão onírica, utópica e desprendida de um casal apaixonado pelas artes cênicas.
O terreno para sua construção foi comprado em fins de 1979.
Entre projeto e construção foram oito anos de dedicação absoluta, até a inauguração no início de 1988.
Já em 1983 o projeto ganhava a premiação máxima do Instituto de Arquitetos do Brasil (Prêmio IAB).
Outros teatros contemporâneos influenciaram a concepção do Teatro Mars, notadamente o Schaubühne de Berlim, o Ircam de Paris, e o Cottesloe de Londres.
Após duas pré-estréias (o lançamento da Coleção Inverno 88 da Ellus, e o espetáculo experimental Exercício n. 1, de Bia Lessa), o Teatro estreou oficialmente com a primeira direção teatral de Hector Babenco – Fool for Love, de Sam Sheppard, com Edson Celulari, Xuxa Lopes, Antonio Caloni.
O QUE DIFERENCIA O TEATRO MARS ?
- O piso é estanque – pode-se encher a piscina central (15 x 3,50 x -0,80) com 40.000 litros de água, com mais água cria-se um espelho dágua em toda a área cênica, como foi feito no Pantaleão de Ulysses Cruz.
- A área de palco e platéia é modular – são 30 módulos em estrutura metálica, cada módulo sustenta 3 pranchas em madeira e aço. Estas pranchas podem ser inclinadas e abertas formando arquibancadas. A altura dos módulos é ajustável, sem limite de altura pois são compatíveis com andaimes comuns. As combinações resultantes são infinitas, encorajando devaneios cenográficos.
- Os módulos foram projetados para uma sobrecarga de 500 Kg/m2, suficiente para suportar um ônibus em cena, como aconteceu em VocêVaiVerOQueVocêVaiVer de Gabriel Vilela. Ou uma piscina cheia, como Na Sauna de Wolf Maia.
- Todos os parapeitos, montantes e cadeiras são desmontáveis, assim como as laterais do primeiro mezanino. Pode-se criar uma platéia que desce do mezanino direto para o palco, como no Hamlet de Ulysses Cruz.
- Toda a alvenaria e a cobertura são estruturais, permitindo a ancoragem de cabos, roldanas, etc. Na Cena da Origem de Bia Lessa 3000 origamis trafegavam simultaneamente por todo o espaço do Teatro. Acrobacias em rapel, tecido, tirolesa, corda elástica são facilmente implementadas, como emUma Noite e Tanto do Grupo Fratelli, em Prometeu Acorrentado de Rodrigo Mateus, nos desfiles da Ellus e Marcia Pinheiro, e nas atuais performances do Rafa. Ou na apresentação da banda Páprika, descendo por uma ponte metálica.
- A porta de entrada de cenários mede 3,40 x 7,60 de altura, permitindo a entrada de cenários e estruturas grandes. Ou pode ser mantida aberta, estendendo a área cênica, como em Louco de Amor de Hector Babenco.
Fonte: Teatro Mars
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!