A pouco mais de cinco meses do início dos Jogos Olímpicos de 2016, algumas curiosidades sobre as Olimpíadas despertam o interesse dos fãs de esportes e até daqueles que não ligam muito para o evento. A magnitude dos Jogos pode ser entendida em seus números.
Por exemplo, você sabe quantas bolas de tênis serão usadas? Já parou para pensar em quantas refeições precisam ser preparadas para atletas e funcionários? E o orçamento, você já imaginou quanto custa promover uma Olimpíada?
Listamos alguns deles e outras curiosidades sobre as Olimpíadas. Confira!
1. As Olimpíadas de 2016 serão as primeiras realizadas na América do Sul. A partir deste ano, a África passa a ser o único continente a nunca receber os Jogos.
2. Para que tudo corra bem em agosto, o Rio de Janeiro está recebendo 39 eventos-teste em Deodoro, Copacabana, Maracanã e Barra da Tijuca, locais da cidade que receberão as competições.
3. O Rio espera cerca de 10.500 atletas de 206 países do mundo todo.
4. Para assistir a todos eles, as Olimpíadas estão comercializando 7,5 milhões de ingressos.
5. E para sustentar essa quantidade de pessoas, a Rio 2016 vai precisar produzir 11 milhões de refeições e 34 mil camas. Além disso, durante os jogos, 315 cavalos participarão das competições e nada menos que 25 mil bolinhas de tênis serão utilizadas.
6. Ao final dos Jogos, 306 medalhas de ouro terão sido distribuídas nos 42 esportes.
7. Esta edição das Olimpíadas será histórica. Dois esportes estão voltando aos Jogos: o rúgbi retorna 92 anos depois de sua última participação. O golfe também está de volta 112 anos depois.
8. Para fazer tudo funcionar, mais de 130 mil pessoas vão trabalhar diretamente na Rio 2016.
9. Nos Jogos Paralímpicos, que serão realizados após o término das Olimpíadas, os guias de atletas cegos nas provas de triatlo e atletismo também ganham medalhas. Pode parecer óbvio, mas o reconhecimento dos guias só passou a existir no Pan de Guadalajara, em 2011.
10. Esta talvez seja a curiosidade sobre as Olimpíadas mais assustadora. Na candidatura para cidade-sede, o Rio de Janeiro orçou a organização dos Jogos em 28,8 bilhões de reais. Hoje, esse valor já aumentou para mais de 37 bilhões.
Fonte: Torcedores.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.