Sim, existem várias maneiras de você entrar em conflito com a polícia, roubando, brigando, atropelando pessoas, fumando maconha, incendiando coisas, enfim, existem inúmeras maneiras de arrumar problema com a polícia, mas vocês sabiam que nos Estados Unidos existe um número que pode te colocar na cadeia? Isso mesmo, meus amigos, nessa era digital que vivemos, enormes números primos são realmente importantes para criptografia.
Essa estranha revelação vem do Youtuber Wendover Productions, que teve seu último vídeo com uma peculiaridade um tanto estranha. Ele revelou no vídeo que DVDs são muitas vezes criptografados, como uma medida de impedir que as pessoas rompam as medidas de segurança, confiram o vídeo abaixo:
Para quem não se lembra, números-primos são aqueles números que só podem ser divididos por eles mesmo e por 1. Por exemplo, o resultado da divisão do número 7 só dá um número inteiro se ele for dividido por 7 (ele mesmo) ou por um. Ou, falando de outro modo, nada multiplicado por qualquer número dá 7, a não ser 7 e 1. Assim como nada multiplicado por qualquer número dá 29, a não ser 29 e 1.
Para vocês entenderem melhor, números primos são muito importantes quando falamos em criptografia de dados. Em nome da simplicidade, vamos dar um exemplo bem fácil para vocês, com o número 11 e o 13. Multiplicando 11 por 13, o resultado é 143. Agora, quantos números multiplicados dariam o mesmo resultado? Provavelmente levaríamos um bom tempo para descobrir, certo?
A mesma coisa vale para os computadores, é muito fácil para eles multiplicar dois números e chegar a um resultado, mas no inverso, descobrir quais números multiplicados dão certo número é bem mais complicado. Esse é o motivo que leva várias organizações, como por exemplo a Eletronic Frontier Foundation (EFF) a oferecer recompensas de até 250 mil dólares por novos números-primos.
Mas agora voltando ao assunto do número ilegal nos EUA, em 1998, passou no Congresso Americano uma lei chamada “Digital Millenium Copyright Act”, que tornou crime qualquer tentativa de burlar mecanismos de proteção de copyright e o desenvolvimento e distribuição de ferramentas que tentem burlar esses mecanismos.
Esse número é composto por dezenas de algarismos. E é um número-primo que é código-fonte para criptografar a proteção de copyright de DVDs. Isso é um tipo de trava para impedir que as pessoas copiassem os DVDs de filmes. Se as pessoas tivessem o conhecimento desse número, a proteção perderia o efeito, e por isso a posse desse número é ilegal. Não que tenha sido criados vários programas que fornecem as pessoas o acesso a esse número, mas a pena ficou maior. Pois além do crime de copyright, a pessoa pode ser condenada simplesmente por possuir o número.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.