O vinho é uma bebida conhecida e adorada mundialmente, além de a uva, fruta que dá origem à bebida, ser consumida ao redor do mundo inteiro. A fruta já é conhecida há muito tempo, e seu consumo, assim como do vinho, remonta de tempos bastante antigos, sendo que as mais antigas sementes de uva cultivadas datam de 7 mil anos antes de Cristo. A evidência mais antiga do vinho, por sua vez, é datada de 3500 anos antes de Cristo, e está relacionada a um aparelho para a fabricação do vinho, encontrado em Godin Tepe, onde atualmente é o Irã.
Outra curiosidade interessante sobre o vinho é que nem sempre foi um produto para todos: no antigo Egito, a bebida, antigamente, era reservada para o consumo somente daqueles que eram nobres ou sacerdotes, e a bebida, além disso, era usada na região para rituais de oferendas aos deuses e aos mortos.
Baco, na mitologia romana, era o deus do vinho, e eram feitas festas em sua homenagem, que eram chamadas de bacanais. A palavra, atualmente, está relacionada à orgias, e não mais ao deus do vinho.
Vinho e a bíblia
Na bíblia, o vinho é uma bebida que aparece várias vezes, sendo que uma delas está relacionada a Noé, que cultivava vinhas. Certa vez, ele bebeu mais do que devia e acabou embriagado quando foi nu até sua tenda e foi coberto pelos filhos. No novo testamento, existem duas passagens bastante marcantes a respeito do consumo do vinho. Em uma delas, bastante famosa, Jesus transforma água em vinho, e na segunda, Jesus citou o vinho como sendo o seu sangue: “Este é o meu sangue, que é derramado por vós”.
Curiosidades atuais
Chamamos de vinicultores aqueles que são proprietários das videiras, e viticultores aqueles que se especializam no cultivo da uva. Enólogos são os entendidos dos vinhos, mas os especialistas são connaisseurs, que vem do francês e significa “conhecedores”.
Para o preparo de 750 ml de vinho, são necessárias 300 uvas, e durante a fabricação, os vinhos podem adquirir o sabor adocicado sem a adição de açúcares.
Um vinho amadurece quando é armazenado, antes de ser engarrafado, em barris de carvalho, enquanto envelhece quando já está na garrafa. Champanhe também é um tipo de vinho branco, mas espumante, e é originário da região de Champagne, na França. Aliás, somente os vinhos produzidos lá podem ser chamados verdadeiramente de Champanhe.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.