Para começar a entender como as células do nosso corpo agem para causar calvície e cabelos brancos, é melhor entender primeiro o significado destas duas proteínas:
- Proteína KROX20, associada ao desenvolvimento dos nervos (mas também relacionada às células responsáveis por produzir fios de cabelo);
- Proteína SCF, produzida por células progenitoras e essenciais para a pigmentação do cabelo.
Calvície e cabelos brancos
Acidentalmente, durante um estudo sobre como os tumores cancerígenos eram formados, os pesquisadores do Southwestern Medical Center, da Universidade do Texas, EUA, descobriram que a proteína KROX20, normalmente associada com o desenvolvimento dos nervos, também estava relacionada a células responsáveis por produzir fios de cabelo nos folículos capilares.
As células progenitoras, por sua vez, produzem outra proteína, a SCF, que é essencial para a pigmentação do cabelo.
O trabalho científico, publicado no Genes & Development Journal, percebeu que quando os cientistas removeram o gene SCF nas células progenitoras de pelos em camundongos, os fios ficaram brancos. Quando as células produtoras de KROX20 eram excluídas, nenhum cabelo cresceu e os ratos ficaram calvos.
Os cientistas já sabiam que células-tronco presentes em uma área de protuberância de folículos capilares estão envolvidas na fabricação de pelos, mas não conheciam o que acontecia depois que essas células-tronco se deslocavam para o bulbo e também não sabiam que células nos folículos pilosos produzem SCF.
A conclusão dos pesquisadores é que se as células com KROX20 e SCF funcionais estiverem presentes, elas se movem para o bulbo capilar, interagem com células produtoras de pigmento e fazem crescer os cabelos com cor. Mas sem SCF, os fios passam a ficar grisalhos e brancos com o avanço da idade e, sem células produtoras de KROX20, não há crescimento de cabelo.
Fonte: Vix.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.