Quem já encarou diversas dietas sabe o quanto o fator psicológico é capaz de influenciar no sucesso ou no fracasso ao longo de todo o processo de emagrecimento. O sentimento exagerado de privação e restrição provoca alterações no humor, estresse e ansiedade, transformando a adoção de hábitos saudáveis em algo quase impossível.
Para fugir das armadilhas e perder peso sem sofrimentos, vale conhecer alguns métodos e conselhos simples que ajudam a comer menos sem sentir que está contando calorias ou se privando de alimentos.
Dicas para emagrecer sem sofrimento
1. Se você há tempos está com vontade de comer determinado sanduíche ou sobremesa, adote a regra das metades. Ou seja, para evitar o sentimento de privação, coma metade do alimento no momento e reserve a outra porção para depois. Como normalmente “os olhos são maiores que a barriga”, poderá perceber que muitas vezes não necessita do total da comida e pode até perder o desejo na hora de consumir a segunda metade.
2. Capriche no café da manhã e saia de casa saciado. A primeira refeição, além de garantir energia, ainda evita fome exagerada no almoço e ajuda a afastar a vontade de sucumbir a petiscos pouco saudáveis.
3. Faça com que todas as suas refeições sejam equilibradas, com porções de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Assim você se mantém saciado e controla melhor o apetite, sem sofrer com o sentimento de privação.
4. Dormir poucas horas por noite provoca descontrole hormonal e estresse, fatores que podem colocar sua saúde e dieta em risco. Um descanso de qualidade afasta a necessidade de consumir alimentos ricos em calorias vazias.
5. Substitua as louças da casa e faça suas refeições em pratos menores. O simples truque evita grandes porções de alimentos que muitas vezes serão ingeridos sem apetite e contribui para o fator psicológico de se sentar diante de um prato mais completo.
6. Comer lentamente, mastigando bem cada garfada e prestando atenção aos alimentos é outra dica simples que garante saciedade e diminui a sensação de privação. Aproveite e repouse os talheres na mesa enquanto come e evite se alimentar diante da TV ou computador.
Fonte: Vix.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.