Quando o assunto é dieta, o que não faltam são ideias conflitantes na hora de encontrar uma solução para a perda de peso. Por isso, o aconselhado é recorrer aos especialistas e identificar de maneira saudável o caminho mais adequado. Deixe de lado a obsessão pelas calorias ou o abandono de grupos alimentares vitais. Em entrevista à Marie Claire norte-americana, experts entregam tudo o que um regime bem-sucedido deve ter. Busque cada um desses pontos e prepare-se para alcançar o seu objetivo.
1. Ela exige que você tenha um ritmo próprio
“Boas dietas promovem uma perda de peso de no máximo um a dois quilos por semana”, diz Nigel Penny, professor de Ciências Nutricionais na Birmingham City University. “Se você perder mais de dois por semana, após os primeiros sete dias, é provável que você esteja realmente perdendo tecido muscular.”
2. Ela corta o açúcar, não a gordura
“Muitas das novas e melhores dietas orientam a restrição de açúcar e amido, não de gordura”, diz Marisa Peer, autora do livro “You Can Be Thin: The Ultimate Programme to End Dieting… Forever”. “Seu corpo armazena o excesso de açúcar – encontrado em carboidratos amiláceos, como macarrão e pão – e o transforma em gordura. Já as gorduras boas dão saciedade e são essenciais para uma boa saúde. Uma dieta com baixo consumo de gordura, portanto, te deixará cansada, com fome e irritada. Além de tudo, impedirá a manutenção da perda de peso.”
3. Ela prioriza o café da manhã
“Um café da manhã de qualidade é vital para te preparar para o resto do dia”, diz a nutricionista Jacqui Cleaver, do New You Bootcamp. “Todas as boas dietas sugerem que você comece o seu dia com proteínas de qualidade, gordura boa e carboidratos saudáveis suficientes. Experimente ovos com pão sem glúten ou mingau de aveia com grãos e sementes trituradas.”
4. Ela pede que você coma regularmente
“Todas dietas bem-sucedidas exigem refeições regulares e lanches planejados ao longo do dia todo”, diz a nutricionista Kate Arthur.
5. Ela sugere uma mudança de estilo de vida permanente
“Planos eficazes de perda de peso precisam ser realistas e incentivar mudanças permanentes de estilo de vida. Desconfie de fórmulas líquidas ou em pó”, acrescenta Penny.
6. Ela sempre recomenda comer proteína com carboidrato
“O segredo para um emagrecimento a longo prazo é manter o nível de açúcar no sangue baixo”, diz Peer. “E isso acontece se você sempre ingerir proteína acompanhada de carboidrato.”
7. Ela não exige o cálculo de calorias
“Contar calorias é um conceito ultrapassado e já foi confirmado como uma maneira ineficiente de se perder peso”, diz Peer. “Consumir um muffin com um café de poucas calorias vai te fazer engordar. Prefira ovos mexidos com uma xícara de chá.”
8. Ela incentiva o exercício físico
Boas dietas são aquelas que advogam pelo aumento considerável da atividade física.
9. Ela orienta evitar o consumo de alimentos processados
Esqueça alimentos refinados ou processados. Eles não são comida, mas um coquetel de produtos químicos. Antes de comer qualquer coisa, questione se você poderia produzi-lo em sua própria cozinha. Em caso de resposta negativa, evite.
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.