cabecappgp

 

Nada pior do que acordar e perceber aquela pontinha de dor de cabeça que, mais tarde, pode se transformar em uma tremenda enxaqueca. Quem sofre do problema crônico sabe que alguns alimentos deliciosos como vinho, chocolate e até carnes processadas podem desencadear a dor. Os médicos já sabiam que alimentos com muitos nitratos estavam relacionados à enxaqueca, agora novas pesquisas podem explicar por que eles desencadeiam este sintoma.

 

Digestão e dor de cabeça

cabecagpgpg

 

Os alunos da Escola de Medicina de San Diego, na Universidade da Califórnia, decidiram estudar a conexão entre as bactérias e a dor de cabeça. É que, segundo eles, são as bactérias do nosso sistema digestivo que quebram os nitratos para usar como combustível. E é este o processo que cria um subproduto chamado nitrito, que pode ser convertido em óxido nítrico. O óxido nítrico é ótimo para melhorar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial.

 

Alimentos como vinho, chocolate, carnes processadas, e até mesmo vegetais verdes contêm produtos químicos chamados nitratos. Estes compostos têm em sua composição um átomo de nitrogênio junto com três átomos de oxigênio. As bactérias que vivem no nosso organismo quebram esses nitratos para usar como seu próprio combustível. Ao fazerem isso, elas removem um dos átomos de oxigênio dos nitratos, o que resulta no tal subproduto químico chamado nitrito, que falamos acima.

cabecagpgpgp

 

Quando os nitritos entram na corrente sanguínea, eles podem ser convertidos em óxido nítrico (com apenas um átomo de oxigênio), que foi relacionado às enxaquecas e outros tipos de dores de cabeça e tensão. Para o estudo, publicado na revista mSystems, os pesquisadores analisaram amostras orais e fecais de pessoas saudáveis ??que haviam indicado previamente se tinham ou não enxaquecas.

 

Os cientistas descobriram que as pessoas que sofrem de enxaqueca tinham níveis mais elevados daquelas bactérias que podem quebrar nitratos em nitritos do que as pessoas que não sentem as dores de cabeça. Os pesquisadores disseram que não está claro se a diferença de bactérias é a causa das enxaquecas ou o resultado delas, ou se a conexão é indireta, mas é uma descoberta promissora.

 

 Fonte: Vix.com


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.