recieta

20 Dicas para você que quer evitar a Diabetes e mesmo para você que já é diabético. Aproveite!

 

 

1- Não pule refeições. Seja disciplinado e estabeleça horários regulares para fazer suas refeições e não belisque entre as refeições.

 

2- Garanta uma alimentação saudável: 3 a 6 refeições ao dia, uma a cada 3 horas, de modo fracionado. Faça o café da manhã, almoço e jantar intercalados por pequenos lanches.

 

3- Comer a cada 3 horas ajuda a manter a glicemia nos valores adequados. Para adequar seu plano alimentar, procure o auxílio de um nutricionista.

 

4- Todo diabético pode usar produtos “diet” ou “light” desde que esses alimentos estejam isentos de mel ou de açúcar. Leia sempre o rótulo da embalagem do produto a ser comprado. Atenção para os termos diet ou light e descubra o que realmente foi retirado do produto.

 

5- Lembre-se sempre: Alimentos “diet” não contêm açúcar, enquanto os “light” têm somente uma redução na quantidade de açúcar ou de calorias.

 

6- Saiba que: Você deve preparar o estômago para a refeição. As saladas que são consumidas no início de uma refeição, ao serem ingeridas, servem para “forrar” o estômago e fazer com que os carboidratos possam ser absorvidos de forma lenta, evitando o aumento rápido do nível de açúcar no sangue, ou seja, a hiperglicemia

 

7- Consuma maior quantidade de fibras. Dê preferência sempre aos alimentos integrais, legumes, verduras e frutas.

 

8- Procure fazer saladas coloridas para estimular seu consumo. Acrescente frutas à salada como pedaços de manga, maçã, , laranja, pera e outras.

 

9- Pode comer fruta à vontade? Não, não pode. Se consumida em excesso também aumenta as concentrações de açúcar no sangue. Lembre-se sempre que a fruta é doce e contém seu próprio açúcar, a frutose. Saiba que, por exemplo, a uva tem alta concentração de açúcar.

 

10- E suco de frutas? Utilize no máximo 2 porções de fruta e dilua a polpa do suco em água ou água de coco, de preferência sem adoçar nem mesmo com adoçante.

 

11- Escolha os alimentos que contêm menor teor de gordura e prefira os que contenham mais fibras.

 

12- Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos com moderação pelos diabéticos. Exemplo: dia de macarronada não é dia de comer arroz, ou seja, não os consuma juntos.

 

13- Evite gorduras saturadas (carnes gordas, creme de leite, bacon, manteiga, banha, queijos amarelos, frango com pele) que diminuem a eficiência da insulina.

 

14- Reduza o consumo de alimentos industrializados, substitua-os por preparações caseiras ou alimentos naturais. Fuja de alimentos embutidos: salsichas, salames, linguiças, mortadelas e outros.

 

15- Ovos podem substituir as carnes. Dê preferência ao consumo da clara, pois saiba que, a gema é rica em colesterol. Prepare omelete com as claras, vegetais como espinafre, cheiro verde, cebola e outros temperos de sua preferência.

 

16- Não consuma alimentos com grande quantidade de açúcar como melado, mel, doces em geral, refrigerantes e outros que causam aumento de açúcar no sangue (glicemia).

 

17- Faça a escolha certa! Fora de casa, prefira os restaurantes a quilo ou bufês pois oferecem grande variedade de alimentos e você poderá fazer escolhas saudáveis, controlando-se a quantidade e o tipo de comida.

 

18- Muito importante beber bastante água para o bom funcionamento do seu organismo. Isso deve se tornar um hábito. Nosso organismo elimina cerca de 2,5 litros de água por dia através de urina, transpiração e respiração. Devemos repor essas perdas com 6 a 8 copos de água por dia, mesmo sem sentir sede.

 

19-  Atividade física (fuja do sedentarismo), medicação indicada pelo seu médico e dieta equilibrada, são fundamentais para manter a Diabetes sob controle.

 

20- Não coloque a culpa só em fatores genéticos. Para viver bem com a diabetes, cabe ao portador da doença monitorá-la rigorosamente. Diabetes é uma doença silenciosa, cuidados devem ser dobrados para que a doença não se agrave.

 

Fonte:  Receitas de Mãe


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.