Porto Rico é um território sem personalidade jurídica cujo nome oficial é Estado Livre Associado de Porto Rico.
Embora não seja um estado, é como se fosse a 51a unidade federativa dos Estados Unidos da América. Os porto-riquenhos possuem um governador, mas o presidente é o mesmo que ocupa a Casa Branca, no Distrito de Colúmbia.
Porto Rico foi conquistado pela Espanha em 1 493 e, depois da guerra hispano-americana, cedido aos Estados Unidos, em 1 898
As línguas oficiais são o inglês e o espanhol, com o detalhe de que essa última é a mais falada.
Seu território é formado pelas ilhas Vieques, Mona e Culebre.
San Juan é a capital de Porto Rico. Com pouco mais de 400 mil habitantes, ela é também a cidade mais populosa do território.
As cinco cidades com maior número de habitantes são: San Juan, Bayamón, Carolina, Ponce e Caguas.
Fundada em 1 521, San Juan é a segunda cidade de colonização europeia mais antiga do continente americano, atrás somente de Santo Domingo, na República Dominicana.
Com 3,6 milhões de habitantes em 2 015, Porto Rico possui menos pessoas de sangue porto-riquenho do que os 50 estados norte-americanos. Juntos, os que vivem nos Estados Unidos somam 4,1 milhões de porto-riquenhos e descendentes.
Porto Rico possui duas praias incluídas num ranking das 25 melhores do mundo.
Um dos passatempos prediletos da população é a briga de galo. Esse tipo de entretenimento é, alias, totalmente legalizado nesse território.
Porto Rico é o maior exportador de rum do mundo.
A moeda local é o dólar norte-americano.
Os habitantes de Porto Rico são habitualmente conhecido como “boricuas”, palavra derivada de Borinquem, como era chamada ilha de Borinquem pelos nativos táinos.
Graças ao clima tropical, faz calor durante todo o ano. A temperatura média por lá é de 18º Celsius.
Nem todos sabem, mas Porto Rico é a terra do grupo Menudo, uma das mais famosas boy bands da América Latina. Foi de lá que também saiu o cantor Ricky Martin.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.