Provavelmente você já sabe que o Brasil é o quinto maior país do mundo em território e população. Separamos algumas outras curiosidades interessantes sobre este belo país.

Confira abaixo 18 Curiosidades sobre o Brasil:

 

1 – O nome oficial do Brasil é “República Federativa do Brasil”.

 

2 – A palavra “Brasil”, que significa “vermelho como uma brasa”, vem de pau brasil, uma árvore que uma vez cresceu abundantemente ao longo da costa brasileira que produzia um corante vermelho.

 

3 – Os portugueses nomearam oficialmente o que hoje conhecemos como Terra do Santa Cruz, mas os comerciantes chamaram-na simplesmente Terra do Brasil.

 

4 – O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.994 m.

5 – O Brasil é o quinto maior país do mundo por população: 201.009.622 pessoas.

 

6 – O Brasil é o quinto maior país por massa terrestre no mundo, com 8,45 milhões de quilômetros quadrados.

 

7 – O prato nacional brasileiro é a feijoada.

 

8 – O Brasil tornou-se o primeiro país da América do Sul a aceitar mulheres em suas forças armadas, nos anos 80.

 

9 – A bebida nacional brasileira é a caipirinha (mistura de cana-de-açúcar, misturada com um copo de açúcar, gelo e fatias de limão esmagada).

 

10 – A canção assinatura da bossa nova brasileira é “A Garota de Ipanema”. A mulher que inspirou a canção é Heloísa Pinheiro.

 

11 – Os primeiros turistas oficiais chegaram ao Brasil em 1º de janeiro de 1502, como parte de uma viagem exploratória portuguesa liderada por André Gonçalves, que nomeou a baía onde desembarcaram no Rio de Janeiro.

 

12 – O Brasil é o maior produtor de café do mundo.

 

13 – 12 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil.

 

14 – Brasil é o país com o maior índice de desmatamento do mundo.

 

15 – A primeira vitória brasileira em Mundiais foi na Copa de 1930 contra a Bolívia. O Brasil ganhou de 4 x 0.

16 – O primeiro título brasileiro só veio em 1958 durante a Copa da Suécia. Foi, aliás, nessa Copa que o mundo conheceu o jovem jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

 

17 – Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas 3 são originárias do país. São elas: o abacaxi, a goiaba e o maracujá.

 

18 – A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa com 3.020 anos, que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.