A escravidão já não é mais permitida na maioria dos países. Mas ainda existem muitos fatos curiosos sobre a escravidão no Brasil e no mundo. Conheça 10 curiosidades sobre a escravidão.

 

1. Em 1861, Robert Smalls, um escravo assumiu um navio confederado e entregou-o à União. Mais tarde, recebeu o navio para comandar durante a Guerra Civil. Depois da guerra ele comprou a casa em que ele era um escravo e se tornou um congressista americano.

 

2. O presidente dos Estados Unidos, James Buchanan, comprava regularmente escravos em Washington, D.C. e tranquilamente os libertou na Pensilvânia.

 

3. Um reino no Delta do Níger, que não tinha autoridade militar sobre os seus cidadãos, acreditava que toda a violência era uma abominação e serviu como um porto seguro para todos os refugiados e escravos por mil anos, até 1911.

 

4. Somente 388.000 escravos foram levados para os EUA. Um milhão foi para a Jamaica e quase cinco milhões vieram para o Brasil.

 

5. Durante séculos houve uma classe de escravo soldado chamado Mamelucos no Egito. Eram tão poderosos, que homens livres se vendiam à escravidão na esperança de se juntar a eles.

 

6. Na década de 1650, Anthony Johnson, um homem africano, ganhou um processo judicial que o deixou manter outro africano, John Casor, como seu escravo em vez de terminar sua servidão. Isso significa que o primeiro proprietário legalmente reconhecido de um escravo permanente na América era um homem africano.

 

7. Em 1761, 60 escravos foram deixados para morrer pelos franceses em um minúsculo recife de coral no Oceano Pacífico apenas para serem resgatados 15 anos depois. Tinham água do poço cavado pelos marinheiros. Eles tinham alguns utensílios básicos de cozinha. A ilha é, até hoje, um terreno fértil para tartarugas e aves marinhas.

 

8. Os escravos fugidos no Brasil colonial no século 16 fundaram um assentamento com uma população de pelo menos 11.000 que sobreviveram e combateram o governo por quase 100 anos.

 

9. Todo outono, os espartanos tinham um período em que seus jovens iriam para o campo com punhais e matavam escravos como parte de um “teste de masculinidade”. Eles eram punidos se eles fossem descobertos fazendo isso. O jovem deveria ser capaz de fazê-lo sem ser pego.

 

10. Antes que o tráfico de escravos ocidentais começasse, os piratas norte-africanos costumavam sequestrar regularmente britânicos e outros europeus para venda como escravos na África. Cerca de 1,25 milhão de europeus foram vendidos para o comércio africano de escravos entre 1500-1800.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.