Você com certeza já foi fazer um documento e na hora de tirar a foto o instrutor diz: “Olhe para a câmera e NÃO sorria”. Nessa hora o seu mundo cai, você lembra que ficou duas horas e meia se arrumando para sair perfeito (a) na foto e quando finalmente chega a hora você escuta uma dessa… Decepcionante! Mas você já parou para pensar no porquê de não poder sorrir em fotos de documento (3×4)? Não? Então hoje irei lhe explicar o motivo.

 

Bom, para começar, sorrir em fotos de documento NÃO é proibido, normalmente é pedido que a pessoa fique séria na hora para garantir que a fisionomia da pessoa será reconhecida mais tarde quando solicitada. Quando a pessoa sorri, corre-se o risco de que suas características mais marcantes sejam escondidas ou até alteradas.

 

É por esse mesmo motivo que se pede para a pessoa ficar de frente para a câmera com uma postura formal e, no caso de mulheres, manter o cabelo para trás e retirar anéis, colares, pulseiras, brincos ou qualquer coisa do tipo que possa interferir na foto.

 

Então, se você quiser sorrir na sua foto de identidade ou algo do tipo, sorria, porém seja discreto, dê um sorrisinho pequeno que não distorça as suas características faciais. Caso você tenha feito seus documentos ainda jovem e hoje possua barba, quando seu documento for solicitado não adiantará de nada falar: “Sim, sou eu mesmo”, você terá que falar o nome de sua mãe, pai, seu RG e CPF para confirmar sua identidade. Então barbudos, estejam preparados!

 

Nos Estados Unidos, em estados como Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia, as pessoas são PROIBIDAS de sorrir em fotos de documento para não terem nenhum problema de identificação quando o documento for solicitado para consulta.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.