Projeto “Keep Talking” tem como principal objetivo desenvolver protagonismo juvenil e autonomia

Como parte de um projeto pedagógico que propõe desenvolver o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e a liberdade criativa por meio da literatura e outras manifestações da arte, estudantes do Centro Educacional Marista Santa Mônica, em Ponta Grossa (PR), lançam a quarta edição do Jornal Literário Keep Talking. O tema central desse ano é a “violência e suas várias formas”, em sintonia com a campanha da fraternidade de 2018. Outro assunto abordado é o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da promoção da paz. Além dos diversos gêneros textuais, o Keep Talking dialoga com Arte, Inglês e Fotografia, resultando em uma grande variedade de materiais produzidos pelos educandos.

 

O Jornal foi idealizado e criado em 2016 pelo educador Phellip William Gruber, que percebeu o notável potencial dos textos produzidos no Centro Educacional Marista.  A partir disso, Phellip realizou conversas com os educandos idealizando possíveis projetos que valorizassem e divulgassem tais produções literárias. Chegou-se, então, à proposta de criação do Jornal, que foi discutida e estruturada por uma equipe interdisciplinar (educador, articulador, pastoral e coordenação) que envolve, além dos educandos do Ensino Médio, a coordenadora Daniela Aparecida Nascimento, a assistente social Vivian Antunes Pascoal, a assistente de pastoral Leticia Konoval e a auxiliar de biblioteca, Daniela Tondini.

 

Segundo a coordenadora do Santa Mônica, Daniela Aparecida Nascimento,“o objetivo principal do projeto é promover a autonomia  e autoestima do educando por meio da publicação dos textos e produções próprias , bem como o fomento à leitura, uma vez que o material é impresso e posteriormente distribuído por todo Centro Educacional.”

Todo o processo de elaboração do Keep Talking é realizado pelos jovens com a orientação dos educadores. A produção é dividida pelas equipes de redação, imagem, diagramação e edição, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e interações requeridas no mercado de trabalho e características importantes para a formação profissional e cidadã.

 

Para Malu Ferreira Bueno, editora chefe do Jornal e educanda da 3ª série do Ensino Médio, “participar do jornal literário é uma alegria e satisfação enormes. Quando o jornal começou percebi que poderia ir para áreas bem mais amplas do que eu planejava, me abriu portas, horizontes. Depois de dois anos é uma honra ser a editora chefe do jornal literário e ter a missão de incentivar os próximos educandos a darem continuidade ao projeto.”

 

Segue anexo Jornal Literário na íntegra e fotos do lançamento

Confira abaixo o vídeo do lançamento da quarta edição do Keep Talking:

https://www.facebook.com/cemsantamonica/videos/2025409981052604/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa LEAD


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.