Pioneiro na área e maior evento sul-americano no gênero, programação é a única a trabalhar toda a cadeia de produção no país
Em sua 13ª edição, o Festival de Cinema Italiano no Brasil, o maior evento do gênero da América do Sul e pioneiro na área no país, expande a sua atuação no mercado cinematográfico ao trazer grandes novidades em 2018. “Somos o Festival mais completo do país e o único a trabalhar toda a cadeia das produções cinematográficas”, afirma Érica Bernardini, diretora artística do evento.
Dentre as principais apostas desta edição está a Noite Surpresa em 24 de setembro, quando haverá o lançamento de um filme inédito de coprodução ítalo-brasileira no Reserva Cultural, em São Paulo. Para manter a expectativa dos cinéfilos, a organização faz suspense sobre o longa a ser exibido. Mas garante: estarão presentes na ocasião atores de grande prestígio nacional.
Em cartaz entre 17 a 21 de setembro, a Sessão Retrospectiva homenageará ninguém menos do que a atriz Sophia Loren, um dos maiores ícones do cinema mundial. A mostra projetará oito filmes dentre os maiores de sua filmografia, como Matrimônio à Italiana e Duas Mulheres, além de exibir 20 fotos de sua carreira. Para a abertura, haverá um debate com um crítico italiano. O evento acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som), também na capital paulista.
Para prosseguir com as atividades em São Paulo, em 25 de setembro, o Auditório Ibirapuera estenderá o tapete vermelho para receber a Festa de Abertura do 13º Festival de Cinema Italiano. Nomes ilustres do cinema italiano marcarão presença no local, que também exibirá um destaque da programação contemporânea.
Entre 27 de setembro a 3 de outubro, a Caixa Belas Artes e o Reserva Cultural exibirão 16 filmes que vêm causando “barulho” na Itália durante a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo. Dentre eles, está o longa de maior bilheteria na Itália nos últimos tempos, Un Gatto In Tangenziale (Como um Gato na Rodoviária), de Riccardo Milani, além do fenômeno Amore e Malavita, dos irmãos Manetti, um musical sobre a máfia napolitana. Há ainda o documentário Bozzetto Non Troppo (Bozzeto Nunca É Demais), de Marco Bonfanti, sobre a vida de Bruno Bozzetto, um dos maiores gênios da animação do mundo, ao lado de Walt Disney e John Lasseter e também uma das melhores animações italianas dos últimos tempos, Gatta Cenerentola de Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone.
Já em 26 de setembro, a FIESP receberá a projeção de um filme integrante da Semana de Cinema Italiano Contemporâneo do Festival. A exibição da obra será seguida de um debate com o diretor do longa ao lado de um crítico de cinema brasileiro.
Entre 26 de setembro a 15 de dezembro, serão projetados, sob a égide do 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil, 12 filmes das três últimas edições do evento em 44 cidades do Estado de São Paulo. A mostra Cine SESI-SP no Mundo – Festival de Cinema Italiano é uma parceria com a FIESP.
Em 5 de outubro, retorna ao Festival o Prêmio Cinema Italiano para o filme contemporâneo mais votado pelo público. O evento ocorrerá no Reserva Cultural e é o único do Brasil a prestigiar os distribuidores.
O 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil é promovido pela Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) desde 2005 e tem como patrocinadores: AB Concessões (Autostrade Italiane), Alitalia, Barilla, Comolatti, IMA Brasil, Intesa San Paolo e Ventana Serra.
Programação:
Festival de Cinema Italiano no Brasil
De 17 de setembro a 5 de outubro de 2018
São Paulo-SP
www.festivalcinemaitaliano.com
Sessão Retrospectiva – Homenagem à Sophia Loren
Data: de 17 a 21 de setembro de 2018
Local: Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jd Europa, São Paulo
Entrada franca
Programação completa em breve
Noite Surpresa
Data: 24 de setembro de 2018
Local: Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo
Programação completa em breve
Festa de Abertura 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil – Semana de Cinema Italiano Contemporâneo
Data: 25 de setembro de 2018
Local: Auditório Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque do Ibirapuera, Portão 2, São Paulo
Horário: 19h
Entrada franca
Projeção de Filme da Semana de Cinema Italiano Contemporâneo com Debate com Diretor
Data: 26 de setembro de 2018
Local: FIESP – Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo
Programação completa em breve
Semana de Cinema Italiano Contemporâneo
Data: de 27 de setembro a 3 de outubro de 2018
Locais: Caixa Belas Artes -Rua da Consolação, 2423, Consolação, São Paulo
e Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo
Programação completa em breve
Ingressos no local
Prêmio Cinema Italiano
Data: 5 de outubro de 2018
Local: Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo
Evento para convidados e imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.