Um novo estudo mostrou que os cães podem ser a chave para a detecção da malária depois que alguns desses animais foram treinados com sucesso na detecção da doença em roupas infectadas. O nariz de um cachorro tem até 300 milhões de receptores, o que comparado aos seis milhões que os humanos possuem significa que esses animais têm um olfato incrivelmente mais apurado. Historicamente, os cachorros sempre foram treinados na detecção de bombas e drogas, assim como alguns tipos de câncer e diabetes, mas uma equipe de cientistas do Reino Unido resolveu utilizar essa habilidade incrível detecção de parasitas da malária pela primeira vez.
O estudo foi auxiliado pela organização britânica Medical Detection Dogs, que treina cachorros para detectarem patógenos de outras doenças. O projeto também foi financiado por uma doação de US$ 100.000 da Fundação Bill & Melinda Gates, que recentemente tornou a erradicação da malária uma prioridade para a organização. As descobertas foram apresentadas na Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical em Nova Orleans na semana passada. Os cientistas explicaram que este estudo foi o primeiro do tipo a pesquisar a capacidade de um cão na detecção da malária.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.