O projeto social Gentilezinha, inspirado no Profeta Gentileza e lançado em 2017, encerra sua temporada 2018 com uma apresentação gratuita no próximo sábado, às 13h, na Rua Porto Acre, em Acari.  No espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, o protagonista contará com a ajuda de um amigo, Luquinhas, um menino negro defensor da diversidade e da tolerância na luta contra o bullying e a discriminação. Neste ano, foram mais de 30 apresentações gratuitas em diferentes locais da cidade, como no Praça do Pomar, Praça Nossa Senhora da Paz, e em escolas públicas próximas ao MetrôRio.

 

“Estamos tendo um implementação comunitária cada vez maior. No ano passado, nosso alcance foi de 7,5 mil crianças em todo o estado do Rio. Neste ano foram 10 mil crianças alcançadas e 15 mil cartilhas distribuídas nas apresentações. Esse material didático também funciona como uma extensão do que elas assistem, uma vez, que voltam a ter contato com a mensagem que tiveram ao assistir à peça, e reverberam esses valores em família, em seus respectivos círculos sociais, na comunidade, na pracinha ou na escola. Nosso objetivo é ampliar o alcance do projeto para que mais crianças sejam impactadas pelas mensagens positivas  do Gentilezinha e do Luquinhas. Ao trabalhar os valores de cidadania com os pequenos estamos desenvolvendo uma sociedade mais gentil, mais tolerante, mais justa e com mais amor”, comenta Fernando Oliveira, um dos idealizadores do projeto.

 

O projeto, criado pela agência Trinity, tem no seu protagonista, Gentilezinha, um mascote da cidadania que transmite  o legado do andarilho. Com o patrocínio do MetrôRio, do Instituto Invepar e de novos patrocinadores como Kinoplex e Insetsan, a nova peça dessa vez aborda temas como bullying nas escolas, preservação dos espaços públicos e respeito às diferenças. Durante toda a temporada, haverá ainda a distribuição de cartilhas ilustradas para colorir com mensagens transmitidas em cena.

 

“O Gentilezinha é focado em educar crianças de 04 a 08 anos e transmitir valores como cidadania e educação para as futuras gerações. A cada apresentação, quando vemos o envolvimento do público prioritariamente infantil, temos o sentimento de dever cumprido. O Gentilezinha fala direto ao coração das crianças, que têm entendimento fácil do que ele se propõe a contar. Elas interagem o tempo todo, se revoltam quando vêm os episódios de bullying e a destruição do parquinho, tomam as dores mesmo. Já com os pais o sentimento é outro. Passa pela satisfação de ver os filhos reagindo e refletindo espontaneamente sobre essas questões”, celebra  Fernando Oliveira.

 

A primeira apresentação aconteceu no dia 29 de agosto na Escola Municipal Liberato Bittencourt, no Engenho da Rainha.  Foram contempladas escolas de São Cristóvão, Inhaúma, Tomás Coelho, Estácio, além de locais públicos próximos a estações do MetrôRio, como Saens Peña, Largo do Machado, Carioca, Maria da Graça, Coelho Neto, Praça Nossa Senhora da Paz, Praça General Osório, entre outros espaços da cidade.

 

Gentilezinha na cidade das Maravilhas narra as aventuras de Gentilezinha e Luquinhas numa cidade onde, aparentemente, todos convivem em paz. Porém, Gentilezinha ajuda a resolver questões de cidadania que afetam o dia a dia da cidade: o tourinho valentão Bull anda praticando bullying com os colegas. Gentilezinha e Luquinhas aproveitam a oportunidade para ensinar a todos lições de amor, de respeito ao próximo e de conservação do meio ambiente, reunindo todos para a festa de aniversário do Gentilezinha, que recebe presentes que enfatizam os temas abordados na peça, entre eles, uma muda de árvore e uma faixa contra o bullying.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sara Paixão.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.