Uma bandeira é o símbolo que identifica um país ou região mundialmente, sendo essa, portanto, repleta de significados. Com a bandeira do Brasil não é diferente, carrega uma história densa e sentidos próprios, dando uma visão do país e de sua história internacionalmente.
A primeira bandeira brasileira não era como a que conhecemos hoje em dia. Inicialmente, já existiam as cores verde e amarelo, além das estrelas. Nessa época o verde representava a casa Bragança, de D. Pedro I, enquanto o amarelo simbolizava a casa de Habsburgo, de D. Leopoldina.
A bandeira atual se tornou oficial apenas em 1889, em 19 de novembro. A criação se deu por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Agora havendo um lema inspirado no positivista Augusto Comte, “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”. No princípio havia apenas 21 estrelas, representando os estados e o Distrito Federal.
Atualmente a bandeira possui 27 estrelas, cada uma representado um estado, e a lei garante que, caso novos surjam, esses devem constar na bandeira também. Cada cor da bandeira apresenta seus significados próprios. O verde representa a luta pela liberdade, e foi escolhida por D. Pedro I para ser a cor do Império. Já o amarelo representava os castelos dos mouros. O azul e o branco possuem significados muito semelhantes, de representação territorial, sendo assim símbolos nacionalistas.
É interessante ressaltar que o Brasil já teve outras bandeiras, antes mesmo de ser denominado como tal. Ao todo, o país já teve mais de treze bandeiras oficiais. De acordo com a evolução do país como nação, as bandeiras foram mudando para se estabelecer com os novos tempos, como quando o Brasil se tornou independente, mais tarde quando se tornou República e assim por diante.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.