No dia 23 de Fevereiro de 2019 (sábado), a partir de 17h, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – promove um grande evento especial que marca o encerramento do projeto TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo.
Neste dia, o grupo realiza o lançamento em livro de toda a sua obra. Serão lançados os livros Em busca de um teatro popular, de César Vieira (6ª Edição Atualizada), Coleção de Peças do Teatro Popular União e Olho Vivo (obra completa composta por 7 livros), e Livro Musical Bumba Meu Queixada – Partituras e Letras, organizado por César Vieira e Rogerio Guarapiran (livro inédito com partituras do disco Bumba Meu Queixada, lançado em 1983).
Haverá um debate com os convidados Murilo Dias César (dramaturgo), que irá comentar sobre a história do TUOV e os anos de resistência, e Sérgio de Carvalho (diretor teatral e dramaturgo da Companhia do Latão), comentando sobre as imbricações entre os dois grupos (TUOV e Latão) e a peça O Evangelho Segundo Zebedeu, que compõe a coleção de livros que será lançada.
O evento especial contará com apresentação de cenas e músicas do Repertório Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba (montagem mais recente do TUOV que teve sua estreia em dezembro de 2018) e Bumba Meu Queixada.
Neste mesmo dia, será lançada a pedra fundamental da Biblioteca Clóvis Moura, uma homenagem do TUOV ao sociólogo, jornalista, historiador e escritor brasileiro, que doou ao grupo parte de seu acervo.