curtíssima temporada o aclamado espetáculo “Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus”, do diretor e ator Eduardo Wotzik. Desde sua bem-sucedida estreia no CCBB Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016, o espetáculo vem arrebanhando plateias de todo o Brasil (Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte etc), passando por mais de 19 teatros, sempre levando a palavra de Clarice Lispector aos espectadores e comovendo a todos que o assistem. Estima-se que mais de 45 mil pessoas tenham assistido à peça.
Missa Para Clarice se transformou num daqueles espetáculos necessários. Nas palavras de Domingos de Oliveira: “Um passeio pelo estado da graça” e nas palavras de Fer nanda Montenegro: “Uma ideia diabolicamente extraordinária. Um espetáculo que nos põe diante de uma nova religião, de um novo processo de espiritualidade.” A matéria prima do espetáculo é a obra de Clarice Lispector, e o público se surpreende com a forma teatral como os textos são apresentados. Como numa missa, a todo momento o público é chamado a participar.
A iluminação de Fernanda Mantovani, a direção de arte de Analu Prestes, e a música de Henryk Gorecki (1933 – 2010) se juntam para transformar o espetáculo de Wotzik num ritual cênico e religioso que nos faz pensar divertidamente nossa vida. Um encontro que medite, como quis Clarice. Missa Para Clarice é uma missa como jamais se viu. Reflexivo e divertido, é um espetáculo comovente, onde um Arauto e duas Beatas claricianas fazem do espaço do teatro um Templo de Reflexão. “Um espetáculo popular, um culto, que fala dessa ideia inteligente que o ser humano teve de criar dois sistemas extraordinários para suportar a realidade, o sistema religioso e a arte.”, comenta Wotzik.