A 15ª edição do Prêmio Plumas & Paetês Cultural  O prêmio, que consagra artífices e profissionais que atuam nos bastidores da produção e criação do carnaval carioca, premiou nesse ano 59 categorias de profissionais que atuam na Economia Criativa voltada ao Carnaval. Ao longo dos 15 anos, o prêmio já laureou mais de 800 profissionais do setor.

 

Dentre as categorias que fazem parte da premiação estão as de: Aderecista, Artesão, Carnavalesco, Carpinteiro, Chapeleiro, Compositor, Coreógrafo, Costureira, Desenhista, Destaque de Luxo masculino e feminino, Destaque Performático, Diretores de Carnaval, de Harmonia e Barracão, Escultor, Estilista, Ferreiro, Figurinista, Gestor Administrativo, Iluminador, Maquiador Artístico, Mestre de Bateria, Passistas, Pesquisador, Pintor de Arte e Projetista. *Prêmios Especiais: Aramista, Jornalista, Colunista, Designer, Projeto de Inovação, Fotógrafo, Repórter, Radialista, Gestor de Ateliê, Gestor de mídia, Novos Talentos, Sapateiro, Sapateiro, Personalidade do Carnaval e “Eu Sou o Samba”.

 

“A edição deste ano é muito especial, pois completar 15 anos não é fácil. Em meio a tantas dificuldades que o carnaval passa, poder debutar traz consigo a maturidade para conseguir vencer os novos desafios que estão por vir”, afirma o idealizador do prêmio, José  Antonio Rodrigues.

 

Sobre o Prêmio:

Plumas & Paetês Cultural e Eventos Ltda, chancelada, desde 2012, pela Organização dos Estados Ibero-americanos – (OEI) e diplomada pela Comissão de Cultura da ALERJ, com o Diploma Heloneida Studart em 2015, por considerarem a sua relevante contribuição exercida no contexto da produção cultural há mais de uma década. Tendo como missão a valorização e o reconhecimento dos trabalhadores e artífices da economia criativa do carnaval carioca, que em sua maioria ainda atua na informalidade. Um dos seus principais projetos idealizados é o Prêmio Plumas & Paetês Cultural, que já agraciou 857 profissionais do setor.

 

Ao longos dos 15 anos, o prêmio já homenageou:  Em 2005 – Clovis Bornay; 2006 – Xangô do Salgueiro; 2007 – Braguinha; 2008 – Cartola; 2009 – Noel Rosa;  2010 – Oswaldo Sargentelli;  2011 – Arlindo Rodrigues;  2012 – Donga;  2013 – Chiquinha Gonzaga;  2014 – As Rainhas do Rádio;  2015 – Elza Soares;  2016 – Monarco;  2017 – Zé Katimba;  2018 – Wilson Moreira e, em 2019 – Aluísio Machado.