De 5 de abril a 28 de julho o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebe a exposição “Lina Bo Bardi: Habitat”, que inclui também um catálogo sobre sua obra e legado, dividido em três capítulos. Ambos, tanto a mostra quanto o livro, reúnem seus projetos como arquiteta, além de momentos decisivos da trajetória pessoal desta italiana que adotou o Brasil, moldando, através de seu trabalho, uma nova linguagem do modernismo.

 

O primeiro capítulo, batizado como “O Habitat de Lina Bo Bardi”, conta com os quinze primeiros exemplares da revista que Lina e o marido, o marchand e crítico italiano Pietro Maria Bardi, diretor-fundador do MASP, trabalharam entre 1951 e 52.

 

“Repensando o museu”, segunda parte, conta sobre envolvimento de Lina com o MASP desde a sede da 7 de Abril, já a parte final, “Da Casa de Vidro à Cabana”, trata da trajetória de Lina como projetista. Em 2020 a exposição segue para o México e Estados Unidos, contando com cavaletes de vidro expondo obras da coleção do MASP e a reconstrução de uma parte de “A mão do povo brasileiro”, mostra já reeditada pelo museu em 2016.

 

O livro, como a mostra, terá versões em três línguas—português, espanhol e inglês—e a co-organização do Museo Jumex, na Cidade do México, e do Museum of Contemporary Art (MCA) de Chicago. As instituições receberão a exposição em janeiro e junho de 2020, respectivamente.

 

A abertura de “Lina Bo Bardi: Habitat” integra o ciclo “Histórias das mulheres, histórias feministas”, que guiará a programação da instituição ao longo de 2019.

 

Valores
R$ 40,00 Inteira
R$ 20,00 Meia (estudantes, professores e maiores de 60 anos)
gratuito Entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo
gratuito Menores de 11 anos.

 

Ter
das 10h00 às 20h00
Qua a Dom
das 10h00 às 18h00.