Mais do que um museu interativo de ciências, o Catavento Cultural é uma experiência para toda a família!

 

São mais de 4 mil metros quadrados divididos em quatro sessões “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade”, que contam com mais de 250 instalações que tratam de temas tão abrangentes que vão desde a criação do Universo, vida na Terra, criações científicas do homem e os problemas da sociedade. A chance de encontrar alguma sala que complementa o que as crianças estão estudando na escola é de praticamente cem por cento!

 

Além de aguçar a curiosidade dos pequenos para o mundo de descobertas que virá pela frente, você poderá tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia.

 

A área externa do museu é outro lugar que merece ser visitado! Ela possui inúmeros objetos expostos, como réplicas de carruagens, peças de engenhos antigos, vagões de trem, locomotivas e até um avião! Cenários que garantem fotos incríveis!

 

O passeio é tão legal que rende um dia inteirinho de muita diversão. É coisa para ver que não acaba mais e as crianças não cansam de subir e descer as escadas do palácio. Nossa dica é que você vá com roupas e sapatos confortáveis para aproveitar melhor. Outra boa ideia é preparar um lanchinho para repor as energias (se você for de carro, deixe uma bolsa térmica com sucos, água fresquinha e um lanche natural para comer nos intervalos dentro do porta-malas). E aí, bora se aventurar?

 

O Laboratório de Química do Catavento Cultural está de visual novo. Piso, arquibancadas, paredes e um incrível sistema de iluminação que faz com que cada experiência ganhe ares de um verdadeiro show científico!

 

Desvende o mundo mágico dos odores no novíssimo “Espaço do Olfato”, uma iniciativa do Catavento Cultural e do Grupo Boticário onde o visitante vai conhecer a “máquina de experimentar cheiros”, uma engenhoca com quatro saídas que mostra como as fragrâncias são sintetizadas

 

Completando o “Complexo dos Polinizadores” – que já conta com o Borboletário e o Jardim – o “Mundo das Abelhas” é um espaço dedicado à educação que mostra a importância das abelhas para a agricultura. Nele, os visitantes vão entender como funciona o processo de polinização, que tipo de agente polinizador cada espécie de planta atrai, além de experienciar os cheiros e sensações que o espaço proporciona